Rivaldo Souza requer implantação de equoterapia para tratamento de pessoas em Ibirité-MG

Vereador Rivaldo Souza apresenta indicação para implantação de equoterapia para tratamento de pessoas com necessidades especiais e físicas.

Rivaldo Souza, vereador de Ibirité-MG
Rivaldo Souza, vereador de Ibirité-MG (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Ibirité, Minas Gerais, Rivaldo Souza (PRTB), apresentou a Indicação n° 317/2021, pela qual solicita a implantação de equoterapia para tratamento de pessoas com necessidades especiais e processos de reabilitação física no município.

O parlamentar justifica que a atividade é realizada com materiais adaptados e com transferências de decúbitos (posições e posturas que fazem com que o praticante se exercite), onde a execução de movimentos acrobáticos e ginásticos no cavalo tem como base o jogo, o conhecimento do próprio corpo, e onde o experimentar, o aprender dos exercícios e o contato físico com o cavalo são peças constantes durante as sessões.

– Feita ao ar livre, em ambiente tranquilo e em contato direto com o cavalo, a equoterapia auxilia na redução dos níveis de estresse e ansiedade, além de gerar o aumento da autoestima. O ser humano, ao lidar com um animal maior e mais forte do que ele e conseguir dominá-lo, sente-se motivado e com a autoestima elevada – disse Rivaldo, que concluiu:

– Os movimentos feitos pelo cavalo ao andar imprimem movimentos tridimensionais, que atuam sobre o cavaleiro produzindo efeitos benéficos na evolução ou desenvolvimento de capacidades. Os impulsos transmitidos pelo cavalo repercutem-se no cavaleiro e levam a melhorias a nível neuromuscular. Existem aras que se dispõem a firmarem parcerias com a prefeitura, o que reduziria o custo de uma implantação.

Ainda na linha do proposto pelo vereador, a equoterapia trata-se de uma forma inovadora de reabilitação e reintegração biopsicossocial de pessoas especiais sendo também utilizada com bastante sucesso nos casos de distúrbios comportamentais e/ou de aprendizagem, nos mais variados pacientes, portadores de deficiência ou não.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.