Raimundo Barroso propõe distribuição gratuita de absorventes em Guajará-Mirim-RO

Vereador Raimundo Barroso apresenta projeto de lei que propõe distribuição de absorventes nas redes de ensino e saúde, em Guajará-Mirim.

Raimundo Barroso, vereador de Guajará-Mirim-RO
Raimundo Barroso, vereador de Guajará-Mirim-RO

O vereador da cidade de Guajará-Mirim, Rondônia, Raimundo Barroso (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei n° 026/2021, que assegura às adolescentes e mulheres a distribuição gratuita de absorventes higiênicos no sistema municipal de saúde e na rede municipal de ensino.

A distribuição gratuita, de acordo com o projeto, se constitui como política de universalização de acesso a itens básicos e como medida educativa no combate à precariedade.

Segundo o proposto, a aquisição e distribuição ficarão a cargo do Poder Executivo Municipal, cabendo-lhe o fornecimento gratuito nas escolas e nas unidades de saúde, independente das condições financeiras das beneficiárias.

O parlamentar justifica que por muitos anos, tanto o sistema de saúde, quanto a rede de ensino, falharam no seu objetivo de proporcionar condições mínimas às mulheres que, mês a mês, enfrentam ciclo menstrual, com a necessidade constante de aquisição de absorventes higiênicos.

– Esse projeto de lei, inspirados em tantos outros municípios que vem adotando políticas públicas neste sentido, visa assegurar condições mínimas às mulheres e adolescentes, ainda que sem grandes dificuldades financeiras, para acesso a um item tão básico para sua saúde e higiene.

Os absorventes distribuídos, conforme consta no texto, serão regulamentados pela secretaria competente, que definirá os padrões, e a quantidade necessária e adequada para o fiel atendimento da demanda no sistema de saúde e na rede de ensino.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.