Rafael Galvão propõe implantação do Programa Kit Maternidade Mamãe Bebê em Castanhal-PA

Vereador Rafael Galvão propõe implantação do Programa Kit Maternidade Mamãe Bebê, com objetivo de atender as parturientes em Castanhal.

Vereador Rafael Galvão
Vereador Rafael Galvão (Foto: Redes Socias)

O vereador da cidade de Castanhal, Pará, Rafael Galvão (PSBD), apresentou o Projeto de Lei n° 060/2021, que dispõe sobre a criação do Programa Kit Maternidade Mamãe Bebê, com o objetivo de atender as parturientes socialmente carentes e assistidas pelo SUS.

O kit deverá conter, obrigatoriamente, antisséptico para curativo de coto umbilical, gaze esterilizado, creme protetor para assaduras, termômetro, sabão neutro para higiene das fraldas, e um medidor para fabricação de soro caseiro, conforme consta no texto.

Segundo o proposto pelo parlamentar, o kit será acompanhado também de um pequeno manual com ilustrações orientando as mães de como utilizar o termômetro, fazer o curativo coto umbilical, preparar o soro caseiro, e utilizar a pomada para assaduras, entre outras instruções.

O vereador justifica que nos hospitais públicos, postos de saúde, e centros especializados, as esperas parecem intermináveis, uma vez que ali as mães estão, na maioria dos casos, buscando a urgência no tratamento. Ainda, quando conseguem, são surpreendidas por falta de estrutura física e humana.

– Ausência de profissionais qualificados e capacitados, remédios e equipamentos insuficientes para a demanda, é o dia a dia vivido por aqueles que trabalham e por aqueles que buscam ajuda no sistema de saúde. Consultas marcadas somente para meses, mesmo o paciente necessitando de socorro imediato. Enfermos sendo cuidados nos corredores, nas próprias macas.

Ainda segundo o texto, é evidente que a população feminina sofre com a falta de cuidados sanitários e acompanhamento adequado durante a gestação e pós-parto. Visando amenizar essa realidade o projeto tenta ajudar as gestantes que não possuem condições financeiras para adquirir o mínimo necessário para higienização, seja pela falta de recursos, e por conflitos familiares somados a gestações não planejadas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.