Mauro Moraes propõe criação de Delegacia Especializada de Combate ao Crime de Racismo no Paraná

Deputado Mauro Moraes apresenta projeto de lei solicitando criação da Delegacia Especializada de Combate ao Crime de Racismo, no Paraná.

Deputado estadual Mauro Moraes
Deputado estadual Mauro Moraes (Foto: Orlando Kissner/Alep)

O deputado estadual Mauro Moraes (PSD), apresentou o Projeto de Lei n° 767/2021, visando implementar a Delegacia Especializada de Combate ao Crime de Racismo, com a finalidade de combater todos os crimes praticados contra pessoas, entidades ou patrimônios públicos ou privados, cuja motivação seja o preconceito ou a intolerância de natureza racial, com jurisdição em todo o Estado do Paraná.

As competências da Delegacia, segundo o proposto, são registrar, investigar, abrir inquérito e adotar todos os demais procedimentos policiais necessários à elucidação dos fatos delituosos, nos casos que envolvam violência, discriminação racial e racismo religioso, inclusive praticados em meio digital, objetivando a efetiva aplicação da legislação.

Além disso, funcionará em estreita colaboração e parceria com as demais Delegacias de Polícia do Estado e congêneres de outras unidades da Federação, bem como, com órgãos afins, e exercerá outras atividades próprias de Polícia Judiciária definidas em regulamento.

Na justificativa, o parlamentar explica que muitas violências são praticadas em função da cor da pele, tais como a física, psicológica e até mesmo institucional. segundo ele, o racismo continua a ser uma característica estrutural da sociedade brasileira, que se relaciona diretamente com desigualdades de acesso a direitos civis e sociais. Até mesmo na pandemia, é fato público e notório que a taxa de letalidade da COVID-19 é maior entre a população negra do que as pessoas que têm cor de pele branca.

– Diante do exposto, considerando a importância da criação de uma Delegacia Especializada de Combate ao Crime de Racismo com o fito de investigar e combater os crimes praticados contra pessoas, entidades ou patrimônios públicos ou privados cuja motivação seja o preconceito ou a intolerância de natureza religiosa, solicitamos a análise e aprovação da presente propositura.

Ainda conforme consta no texto, os servidores lotados na unidade deverão participar de ações de capacitação específica promovidas pela Escola Superior da Polícia Civil do Paraná para atendimento de vítimas de racismo e crimes motivados por intolerância, as quais devem contemplar os itens listados no projeto.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.