Marcos Dumonte propõe inclusão digital para idosos, aposentados e donas de casa em Colombo-PR

Vereador Marcos Dumonte apresenta projeto de lei que assegura inclusão digital aos idosos, aposentados e donas de casa, em Colombo.

Marcos Dumonte, vereador de Colombo-PR
Marcos Dumonte, vereador de Colombo-PR

O vereador da cidade de Colombo, Paraná, Marcos Dumonte (PL), apresentou o Projeto de Lei n° 1022/2021, através do qual propõe inclusão digital para idosos, aposentados e donas de casa, através dos laboratórios da rede pública de ensino.

Os objetivos do projeto são a instalação, gestão e manutenção de soluções educativas mediadas por computadores, incluindo programas e conteúdos adequados conectados à internet, buscando a inclusão digital, o uso dos laboratórios de informática, já instalados, nas escolas públicas municipais, a participação de alunos e professores em vídeo conferências ou outros eventos veiculados na Internet, e possibilitar a troca de informações didáticas e pedagógicas entre as escolas da Rede Pública de Ensino.

Além disso, o projeto visa familiarizar os idosos, aposentados e donas de casa com o uso de todos os recursos da informática, incluindo o uso de programas essenciais a qualquer computador, como os do sistema operacional, processamento de textos, planilhas, gráficos, correio eletrônico e, principalmente, programas de navegação e busca na internet, e facilitar a troca de experiências entre as escolas públicas e outros organismos governamentais e não governamentais.

O parlamentar justifica que é notório que o acesso e as facilidades que a rede mundial fornece, através de notícias, classificados e sites de relacionamentos, trazem considerável progresso na qualidade de vida destas pessoas. E entendendo a importância deste meio de comunicação, escolas de informática e instituições ministram cursos e oficinas sob medida, a preços promocionais.

– Promover a inclusão digital do idoso é também promover sua integração social. Pois com o domínio do universo tecnológico, as distâncias são encurtadas através do correio eletrônico, viagens virtuais são feitas, e ainda é possível ler jornais do mundo inteiro, o que significa aumentar a rede de contatos e atualizar-se – disse Marcos, que concluiu:

– A partir desta constatação, entidades e governos já começaram a realizar programas de inclusão digital para estas classes de pessoas, inclusive, com aulas dadas por adolescentes, motivando a troca de experiências entre gerações. Por tais razões, o desconhecimento de procedimentos corriqueiros no uso de computadores e, especialmente, aqueles voltados para o acesso à internet tem sido comparado com o analfabetismo.

O Poder Executivo Municipal, deverá assegurar condições de espaço físico, mobiliário adequado e demais condições necessárias para a implementação satisfatória deste programa, conforme consta no texto. O Poder Público assegurará capacitação pedagógica específica no uso de tecnologias de informação, a todos os voluntários e professores.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.