Marcos Dumonte propõe inclusão digital para idosos, aposentados e donas de casa em Colombo-PR

Vereador Marcos Dumonte apresenta projeto de lei que assegura inclusão digital aos idosos, aposentados e donas de casa, em Colombo.

Marcos Dumonte, vereador de Colombo-PR
Marcos Dumonte, vereador de Colombo-PR

O vereador da cidade de Colombo, Paraná, Marcos Dumonte (PL), apresentou o Projeto de Lei n° 1022/2021, através do qual propõe inclusão digital para idosos, aposentados e donas de casa, através dos laboratórios da rede pública de ensino.

Os objetivos do projeto são a instalação, gestão e manutenção de soluções educativas mediadas por computadores, incluindo programas e conteúdos adequados conectados à internet, buscando a inclusão digital, o uso dos laboratórios de informática, já instalados, nas escolas públicas municipais, a participação de alunos e professores em vídeo conferências ou outros eventos veiculados na Internet, e possibilitar a troca de informações didáticas e pedagógicas entre as escolas da Rede Pública de Ensino.

Além disso, o projeto visa familiarizar os idosos, aposentados e donas de casa com o uso de todos os recursos da informática, incluindo o uso de programas essenciais a qualquer computador, como os do sistema operacional, processamento de textos, planilhas, gráficos, correio eletrônico e, principalmente, programas de navegação e busca na internet, e facilitar a troca de experiências entre as escolas públicas e outros organismos governamentais e não governamentais.

O parlamentar justifica que é notório que o acesso e as facilidades que a rede mundial fornece, através de notícias, classificados e sites de relacionamentos, trazem considerável progresso na qualidade de vida destas pessoas. E entendendo a importância deste meio de comunicação, escolas de informática e instituições ministram cursos e oficinas sob medida, a preços promocionais.

– Promover a inclusão digital do idoso é também promover sua integração social. Pois com o domínio do universo tecnológico, as distâncias são encurtadas através do correio eletrônico, viagens virtuais são feitas, e ainda é possível ler jornais do mundo inteiro, o que significa aumentar a rede de contatos e atualizar-se – disse Marcos, que concluiu:

– A partir desta constatação, entidades e governos já começaram a realizar programas de inclusão digital para estas classes de pessoas, inclusive, com aulas dadas por adolescentes, motivando a troca de experiências entre gerações. Por tais razões, o desconhecimento de procedimentos corriqueiros no uso de computadores e, especialmente, aqueles voltados para o acesso à internet tem sido comparado com o analfabetismo.

O Poder Executivo Municipal, deverá assegurar condições de espaço físico, mobiliário adequado e demais condições necessárias para a implementação satisfatória deste programa, conforme consta no texto. O Poder Público assegurará capacitação pedagógica específica no uso de tecnologias de informação, a todos os voluntários e professores.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Teresinha da Emel, vereadora de Esperantina-PI
Teresinha da Emel indica revitalização da quadra de areia para a prática de vôlei em Esperantina-PI

Vereadora Teresinha da Emel apresenta indicação para revitalização da quadra de areia para a prática de vôlei em Esperantina, Piauí.

Tiago Henrique Ferranti, vereador de Garibaldi-RS
Tiago Henrique Ferranti indica ampliação, limpeza e construção de novos reservatórios de água em Garibaldi-RS

Vereador Tiago Henrique Ferranti apresenta indicação para ampliação, limpeza e construção de novos reservatórios de água em Garibaldi.

Deputado estadual Eder Lourinho
Eder Lourinho requer ambulância para a Unidade Mista de Caroebe-RR

Deputado Eder Lourinho apresenta indicação que solicita compra de uma ambulância para atender à Unidade Mista de Caroebe.

Deputada federal Rosana Valle
Rosana Valle propõe inserção de pinturas e obras de arte de artistas locais em conjuntos habitacionais e obras financiadas pelo Governo Federal

Deputada Rosana Valle apresenta projeto de lei que insere pinturas e obras de arte de artistas locais nos conjuntos habitacionais.

Deputado federal Ricardo Izar
Ricardo Izar propõe isenção de IPI de sorvetes e gelados comestíveis

Deputado Ricardo Izar apresenta projeto de lei que isenta sorvetes e gelados comestíveis do Imposto sobre Produtos Industrializados.