Marcos Dumonte propõe inclusão digital para idosos, aposentados e donas de casa em Colombo-PR

Vereador Marcos Dumonte apresenta projeto de lei que assegura inclusão digital aos idosos, aposentados e donas de casa, em Colombo.

Marcos Dumonte, vereador de Colombo-PR
Marcos Dumonte, vereador de Colombo-PR

O vereador da cidade de Colombo, Paraná, Marcos Dumonte (PL), apresentou o Projeto de Lei n° 1022/2021, através do qual propõe inclusão digital para idosos, aposentados e donas de casa, através dos laboratórios da rede pública de ensino.

Os objetivos do projeto são a instalação, gestão e manutenção de soluções educativas mediadas por computadores, incluindo programas e conteúdos adequados conectados à internet, buscando a inclusão digital, o uso dos laboratórios de informática, já instalados, nas escolas públicas municipais, a participação de alunos e professores em vídeo conferências ou outros eventos veiculados na Internet, e possibilitar a troca de informações didáticas e pedagógicas entre as escolas da Rede Pública de Ensino.

Além disso, o projeto visa familiarizar os idosos, aposentados e donas de casa com o uso de todos os recursos da informática, incluindo o uso de programas essenciais a qualquer computador, como os do sistema operacional, processamento de textos, planilhas, gráficos, correio eletrônico e, principalmente, programas de navegação e busca na internet, e facilitar a troca de experiências entre as escolas públicas e outros organismos governamentais e não governamentais.

O parlamentar justifica que é notório que o acesso e as facilidades que a rede mundial fornece, através de notícias, classificados e sites de relacionamentos, trazem considerável progresso na qualidade de vida destas pessoas. E entendendo a importância deste meio de comunicação, escolas de informática e instituições ministram cursos e oficinas sob medida, a preços promocionais.

– Promover a inclusão digital do idoso é também promover sua integração social. Pois com o domínio do universo tecnológico, as distâncias são encurtadas através do correio eletrônico, viagens virtuais são feitas, e ainda é possível ler jornais do mundo inteiro, o que significa aumentar a rede de contatos e atualizar-se – disse Marcos, que concluiu:

– A partir desta constatação, entidades e governos já começaram a realizar programas de inclusão digital para estas classes de pessoas, inclusive, com aulas dadas por adolescentes, motivando a troca de experiências entre gerações. Por tais razões, o desconhecimento de procedimentos corriqueiros no uso de computadores e, especialmente, aqueles voltados para o acesso à internet tem sido comparado com o analfabetismo.

O Poder Executivo Municipal, deverá assegurar condições de espaço físico, mobiliário adequado e demais condições necessárias para a implementação satisfatória deste programa, conforme consta no texto. O Poder Público assegurará capacitação pedagógica específica no uso de tecnologias de informação, a todos os voluntários e professores.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual Cleitinho Azevedo
Cleitinho critica o STF por linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Para o senador do Republicanos mineiro, existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF julga contra o povo.

Senadora Leila Barros
Bancada Feminina no Senado tem nova líder

A senadora Leila Barros (PDT-DF) agradeceu a confiança das demais senadoras e se disse consciente do desafio de liderar a bancada.

Simples Nacional
Microempresas com receita anual de até R$ 96 mil poderão ficar isentas de impostos do Simples Nacional

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e o relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), recomendou a aprovação.

Desenrola Fies, programa do governo federal
Desenrola Fies: estudantes devem procurar Caixa ou BB até 30 de maio para renegociar

Audiência debaterá os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.