Marcio Fernandes propõe uso consciente de telas digitais nas escolas no Mato Grosso do Sul

Deputado Marcio Fernandes propõe uso consciente de telas digitais nas instituições de ensino do Mato Grosso do Sul.

Deputado estadual Marcio Fernandes
Deputado estadual Marcio Fernandes (Foto: Marco Miatelo)

O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), apresentou o Projeto de Lei nº 00061/2022, pelo qual solicita que as instituições de ensino no Mato Grosso do Sul, independentemente da natureza pública ou privada, observem as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), quanto à exposição de crianças e adolescentes à telas digitais.

Segundo o proposto, considera-se tela digital os dispositivos eletrônicos como celulares, smartphones, tablets, relógios inteligentes, leitores de livros digitais, computadores, notebooks, televisores e videogames.

O parlamentar justifica que o projeto visa proibir em âmbito escolar, a exposição de crianças menores de 02 anos à telas digitais e desestimular a exposição a maiores de 02 anos, além de promover a divulgação das orientações sobre o uso consciente de telas da SBP aos alunos, pais e educadores das instituições de ensino.

– A Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou em abril de 2019, orientação condenando o uso de telas por crianças de até 1 ano de idade. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria defende a proibição à exposição ativa e passiva às telas digitais por menores de 2 anos. Ainda assim, existem berçários, creches e escolas em nosso Estado, que expõem bebês e crianças à telas durante as aulas utilizando-se do discurso que são utilizados somente vídeos didáticos e supervisionados – disse o deputado, que concluiu:

– Um estudo publicado pela revista Nature, da Universidade de Toledo, nos EUA, mostrou que a luz azul emitida por aparelhos eletrônicos de maneira geral, podem causar problemas à saúde ocular em longo prazo, visto que a córnea não consegue proteger ou refletir contra essa luminosidade, prejudicando a retina e acelerando o processo de envelhecimento ocular, caracterizado pela degeneração macular.

Ainda nos termos do proposto por Marcio Fernandes, as crianças são quem mais podem se prejudicar com a fototoxicidade (luz azul), uma vez que durante a infância, a estrutura ocular ainda não está totalmente desenvolvida, impactando na saúde posteriormente. Como já citado, a exposição à luminosidade interfere na saúde da mácula, localizada no centro da retina. A luz azul causa a morte de células que compõem a estrutura que não tem a capacidade de regenerar-se.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.