Marcelinho Veiga propõe oferta de cursos sobre cuidados e emergência às mulheres gestantes na Bahia

Deputado estadual, Marcelinho Veiga propõe criação de cursos gratuitos destinados às mulheres gestantes no estado da Bahia.

Marcelino Veiga
Marcelino Veiga (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB), apresentou o Projeto de Lei n° 24.054/2021, que propõe a oferta de cursos gratuitos destinados às mulheres gestantes, sobre cuidados e atendimentos emergenciais a crianças de zero a seis anos, no estado da Bahia.

De acordo com o texto, os cursos deverão ser ministrados em hospitais e postos de saúde da rede pública estadual, durante o período do pré-natal, por equipes interdisciplinares das áreas de medicina, nutrição, enfermagem, psicologia e serviço social, cujos profissionais sejam integrantes do quadro de servidores públicos do estado da Bahia.

Na justificativa, o parlamentar explica que o projeto visa instruir as gestantes sobre a importância do pré-natal, amamentação, vacinação, primeiros socorros, alimentação, desenvolvimento infantil, e cuidados básicos para evitar acidentes com a criança.

– E de relevante interesse público a instituição de medida preventiva, educativa e esclarecedora às futuras mães sobre os cuidados essenciais com a própria gestação e com a criança nos primeiros anos de vida. Nesse sentido, oferecer ao ser humano em crescimento e em desenvolvimento condições qualificadas de cuidado representa um avanço para a criação de gerações mais saudáveis – disse Marcelinho, que concluiu:

– Além disso, sabe-se que o investimento em saúde na primeira infância determina a redução de uma série de doenças prevalentes na fase adulta, resultando na formação de uma sociedade mais saudável, com menor custo para o sistema de saúde.

Temas que serão abordados

  • A importância do acompanhamento pré-natal;
  • Amamentação;
  • Vacinação;
  • Primeiros-socorros;
  • Alimentação;
  • Desenvolvimento Infantil; e
  • Cuidados básicos para evitar acidentes.

Conforme o proposto, a Secretaria Estadual da Saúde ficará encarregada de promover todos os atos necessários para a implantação, criação de conteúdo e disponibilização dos cursos que serão ofertados.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.