Major propõe o Programa Cachorródromo em Cachoeirinha-RS

Vereador Major apresenta projeto de lei que propõe a criação do Programa Cachorródromo, espaço público para cães, em Cachoeirinha.

Major, vereador de Cachoeirinha-RS
Major, vereador de Cachoeirinha-RS (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, Major (MDB), apresentou o Projeto de Lei n° 127/2021, visando implementar o Programa Cachorródromo, espaço público para cães nas praças da cidade.

De acordo com o texto, os objetivos são ter um espaço físico para implementação do programa, fomentar a prática de hábitos saudáveis dos animais de estimação, promover o bem-estar animal, e promover a interação entre cachorros e seus respectivos donos.

As medidas a serem adotadas, segundo o proposto, são a instalação do Cachorródromo no espaço a ser determinado pelo Poder Executivo em qualquer praça ou área pública da cidade, promoção de eventos para incentivar a adoção responsável de animais, e parceria entre o Poder Público e iniciativa privada.

Considera-se Cachorródromo área cercada e destinada ao lazer de cachorros e seus donos, com equipamentos de recreação específicos para tais atividades. No espaço delimitado será permitido o transito de cães sem a utilização de guia da coleira, ficando livres para correr e brincar. Os donos são responsáveis pelos dejetos dos seus respectivos animais, tendo que manter o local limpo para a boa convivência.

Na justificativa, o parlamentar afirma que os proprietários de animais já frequentam as praças com espaços para corrida e exercícios físicos e praça de lazer para as crianças. Passeios diários melhoram a saúde, a condição física e diminuem o nível de estresse dos animais.

– Sabemos que grande parte da população vive em apartamentos ou casas com pátios pequenos, por isso a necessidade de um local específico para que esses animais possam ter um espaço de recreação e lazer, com segurança para eles e para a população, em geral.

Ainda na linha do proposto pelo vereador, é proibida a entrada e a permanência no Cachorródromo de animais mordedores viciosos, perigosos, no período do cio, e portadores de moléstias infectocontagiosas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.