Luciana Gurgel propõe normas de segurança em brinquedos de playgrounds no Amapá

Deputada Luciana Gurgel propõe normas de segurança e manutenção para brinquedos e equipamentos lúdicos dos parques infantis, no Amapá.

Deputada estadual Luciana Gurgel
Deputada estadual Luciana Gurgel (Foto: Redes Sociais)

A deputada estadual Luciana Gurgel (PL), apresentou o Projeto de Lei nº 0011/2022, pelo qual estabelece normas de segurança e manutenção em brinquedos e equipamentos lúdicos, dos parques infantis, playgrounds, localizados em logradouros públicos e estabelecimentos públicos e privados, no Amapá.

Os brinquedos, de acordo com o texto, devem conter dispositivos com travas de segurança, durante o uso, de forma a não oferecerem riscos que comprometam a segurança do usuário. O brinquedo deve sempre ser utilizado com a presença de monitores facilmente identificáveis com crachás, uniforme ou colete.

Segundo o proposto, fica condicionado fornecimento de alvará somente aos estabelecimentos que apresentarem laudo técnico de manutenção desses equipamentos de diversão, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, ou empresa habilitada, com registro no CREA e apto a certificar e fornecer segurança e manutenção desses equipamentos.

A parlamentar justifica que a presente legislação não busca cuidar de situações isoladas, mas deve servir como alerta quanto à necessidade de tomar providências a respeito do problema, pois acredita que vários estabelecimentos que oferecem esse tipo de serviço estão fora das normas.

– Nossas crianças e adolescentes não podem mais ficar expostas aos riscos cotidianos de acidentes físicos, em muitos deles gravíssimos, no momento dedicado a pedagogia e ao lazer – disse Luciana Gurgel.

O laudo técnico da vistoria deve ficar visível, de acordo com o projeto, ao lado dos equipamentos, com as especificações e as limitações de uso, conforme instrução do fabricante e nos termos da norma técnica vigente da ABNT, para fins de fiscalização dos serviços executados, por qualquer cidadão.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.