Kleber Ferreira propõe treinamento em primeiros socorros para servidores e alunos em Porangatu-GO

Vereador Kleber Ferreira propõe que seja obrigado a realização de treinamentos em primeiros socorros para funcionários e alunos, em Porangatu.

Vereador Kleber Ferreira
Vereador Kleber Ferreira (Foto: Câmara Municipal)

O vereador da cidade de Porangatu, Goiás, Kleber Ferreira (PSL), apresentou o Projeto de Lei nº 07/2022, solicitando obrigatoriedade da realização de treinamentos em primeiros socorros a todos os funcionários, professores, monitores de creches e escolas, e alunos do último ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino.

Entende-se como primeiros socorros, de acordo com o texto, intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após eventual acidente ou mal súbito, que visam a evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local.

Segundo o proposto, os conteúdos relativos ao ensino de primeiros socorros abrangerão as partes teórica e prática, incluindo treinamento em ressuscitação cardiopulmonar, e serão ministrados na segunda fase do ensino fundamental.

O parlamentar justifica que de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 100 mil crianças e adolescentes de até 14 anos são hospitalizadas no Brasil. Além disso, outros 3,6 mil morrem anualmente. E a principal razão desses números são os acidentes domésticos ou escolares. Ele fala sobre as práticas dos primeiros socorros.

– Os conhecedores das práticas dos primeiros socorros sabem exatamente o que, quando e como fazer em um momento de estresse. Entre as atitudes corretas a serem tomadas, o socorrista poderá auxiliar um aluno acidentado em caso de hemorragias, traumas, ferimentos, objetos encrustados, queimaduras, hipotermia, insolação, intoxicação, afogamento, choque elétrico, vertigens, desmaios, convulsões, fraturas, entorses, paradas cardíacas, correto transporte, etc. – disse Kleber Ferreira.

As instituições de ensino, conforme consta no texto, deverão manter em suas dependências kits de primeiros socorros, manuais de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas, a serem disponibilizados em locais de fácil acesso.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual Eder Lourinho
Eder Lourinho requer ambulância para a Unidade Mista de Caroebe-RR

Deputado Eder Lourinho apresenta indicação que solicita compra de uma ambulância para atender à Unidade Mista de Caroebe.

Deputada federal Rosana Valle
Rosana Valle propõe inserção de pinturas e obras de arte de artistas locais em conjuntos habitacionais e obras financiadas pelo Governo Federal

Deputada Rosana Valle apresenta projeto de lei que insere pinturas e obras de arte de artistas locais nos conjuntos habitacionais.

Deputado federal Ricardo Izar
Ricardo Izar propõe isenção de IPI de sorvetes e gelados comestíveis

Deputado Ricardo Izar apresenta projeto de lei que isenta sorvetes e gelados comestíveis do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Gordinho da Pax, vereador de Porto Murtinho-MS
Gordinho da Pax requer ônibus escolar e construção de ponto para alunos de Matadouro em Porto Murtinho-MS

Vereador Gordinho da Pax indica entrada de ônibus no Matadouro para buscar alunos, e construção de um ponto de ônibus em Porto Murtinho.

Deputado federal Altineu Côrtes
Altineu Côrtes propõe alteração da Lei do Serviço Militar para promover inserção de jovens no mercado de trabalho

Deputado Altineu Côrtes apresenta projeto de lei que altera a Lei do Serviço Militar para promover inserção dos jovens no mercado de trabalho.