Kleber Ferreira propõe treinamento em primeiros socorros para servidores e alunos em Porangatu-GO

Vereador Kleber Ferreira propõe que seja obrigado a realização de treinamentos em primeiros socorros para funcionários e alunos, em Porangatu.

Vereador Kleber Ferreira
Vereador Kleber Ferreira (Foto: Câmara Municipal)

O vereador da cidade de Porangatu, Goiás, Kleber Ferreira (PSL), apresentou o Projeto de Lei nº 07/2022, solicitando obrigatoriedade da realização de treinamentos em primeiros socorros a todos os funcionários, professores, monitores de creches e escolas, e alunos do último ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino.

Entende-se como primeiros socorros, de acordo com o texto, intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após eventual acidente ou mal súbito, que visam a evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local.

Segundo o proposto, os conteúdos relativos ao ensino de primeiros socorros abrangerão as partes teórica e prática, incluindo treinamento em ressuscitação cardiopulmonar, e serão ministrados na segunda fase do ensino fundamental.

O parlamentar justifica que de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 100 mil crianças e adolescentes de até 14 anos são hospitalizadas no Brasil. Além disso, outros 3,6 mil morrem anualmente. E a principal razão desses números são os acidentes domésticos ou escolares. Ele fala sobre as práticas dos primeiros socorros.

– Os conhecedores das práticas dos primeiros socorros sabem exatamente o que, quando e como fazer em um momento de estresse. Entre as atitudes corretas a serem tomadas, o socorrista poderá auxiliar um aluno acidentado em caso de hemorragias, traumas, ferimentos, objetos encrustados, queimaduras, hipotermia, insolação, intoxicação, afogamento, choque elétrico, vertigens, desmaios, convulsões, fraturas, entorses, paradas cardíacas, correto transporte, etc. – disse Kleber Ferreira.

As instituições de ensino, conforme consta no texto, deverão manter em suas dependências kits de primeiros socorros, manuais de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas, a serem disponibilizados em locais de fácil acesso.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.