João Henrique propõe que Call Centers e SACs disponibilizem atendimento em vídeo para surdos no Mato Grosso do Sul

Deputado João Henrique propõe obrigatoriedade das empresas com Call Centers e SACs disponibilizarem atendimento por vídeo chamada para surdos.

Deputado Estadual João Henrique
Deputado Estadual João Henrique

O deputado estadual João Henrique (PR), apresentou o Projeto de Lei nº 396/2021, solicitando a obrigatoriedade das empresas de Centrais de Atendimento Telefônico (Call Centers), Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs), e congêneres, a disponibilizarem método de atendimento de chamada de vídeo para pessoas surdas, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Para atendimento, as empresas deverão disponibilizar profissionais qualificados em Línguas Brasileira de Sinais (Libras), conforme consta no texto. Ademais, disponibilizarão canal de atendimento exclusivo para pessoas acometidas de surdez.

Na justificativa, o parlamentar explica que, no Brasil, cerca de 9,7 milhões de pessoas (5,1% da população), possuem algum grau de deficiência auditiva. Destas, cerca de 344 mil são surdas. A acessibilidade para as pessoas com esse tipo de deficiência tem sido aprimorada e algumas empresas já oferecem atendimentos alternativos para esse público, seja por meio de chat, e-mail, ou via SMS.

– Outra alternativa que começa a ser utilizada em alguns contact centers é a videoconferência, que proporciona ao cliente a oportunidade de conversar com um atendente por meio da linguagem de sinais (Libras). Um exemplo que pode ser utilizado como referência é o serviço ofertado pela Gol em aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o cliente pode obter informações sobre o voo sem a ajuda de terceiros.

Ainda segundo o projeto, o não cumprimento do disposto na futura lei sujeitará as empresas infratoras às penalidades de advertência e multa. Além disso, em caso de reincidência, a multa será duplicada. A fiscalização do cumprimento e a aplicação das sanções serão feitas por Órgão ou Entidade Estadual.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.