Jean Carlos lança projeto para instalação de temporizadores em semáforos de Anápolis-GO

Vereador quer a diminuição de acidentes em Anápolis, através da instalação de temporizador e detector de avanços de sinal.

Vereador Jean Carlos
Vereador Jean Carlos (Foto: Ismael Vieira)

O vereador da cidade de Anápolis-GO, Jean Carlos (DEM), lançou o Projeto de Lei, que dispõe sobre a instalação de temporizadores nos semáforos da cidade, além de aparelhos detectores de avanço de sinal vermelho.

O projeto, que já foi aprovado no Plenário, será implementado pelo Poder Executivo através da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT). O órgão implementará de acordo com seu cronograma e disponibilidade financeira, consignado nas suas respectivas dotações orçamentárias e observando os recursos arrecadados por meio das multas.

O equipamento temporizador informará aos condutores o tempo restante para a mudança de sinal luminoso, em todos os equipamentos de sinalização semafórica que possuírem detectores de avanço.

Na justificativa, o parlamentar explica que a instalação dos temporizadores irá contribuir na redução dos acidentes de trânsito, decorrentes do avanço de sinal. O vereador ainda citou uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), que comprovou a eficiência dos medidores de tempo em semáforos, aumentando a segurança no trânsito.

– Com a medida também se espera a diminuição do número de acidentes decorrentes de avanço de sinal, nas vias onde há detectores de velocidade. Esses temporizadores dariam condições para o condutor decidir, com certa antecedência, se poderá prosseguir ou deverá parar – diz Jean Carlos, que completa:

– Os custos para a implantação dos temporizadores não representam nenhum problema. Eles seriam arcados com os recursos arrecadados por meio das multas, pois há previsão para isso no próprio Código de Trânsito, conforme disposto no art. 320. que tem a seguinte redação: “A receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito será aplicada exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”.

Em discurso realizado após aprovação do projeto no Plenário, Jean afirmou ser favorável ao sistema eletrônico de fiscalização, ressaltou que já existem várias cidades utilizando esses equipamentos e solicitou prioridade ao município para atender o clamor da população.

– Em dois anos sem os equipamentos, observamos que em muitos locais era importante o retorno. A fiscalização é necessária, que tenhamos limites para que tenhamos ordem. E foi importante para o trânsito, que pelo número de veículos e crescimento da cidade, exige cuidados – diz o parlamentar, que concluiu:

– A gente não determina ou obriga nada no projeto, mas que o município priorize esses equipamentos à medida que instala novos detectores de avanço de sinal. Esse é um clamor da população, que garante segurança e evolui usando a tecnologia disponível.

O texto, que foi aprovado na primeira votação no Plenário, passará pela votação no segundo turno e seguirá para sanção do chefe do Poder Executivo. A possível lei entrará em vigor na data da sua publicação. Situada no Planalto Central Brasileiro, Anápolis tem, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), população estimada de 391.772 habitantes.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.