Ítalo Otávio propõe criação de clínicas-escola para autistas em Boa Vista-RR

Vereador da cidade de Boa Vista, Ítalo Otávio propõe criação de clínicas-escola para autistas no município.

Ítalo Otávio
Ítalo Otávio

O vereador da cidade de Boa Vista-RR, Ítalo Otávio (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei n° 19/2021, que institui a obrigatoriedade da criação de clínicas-escola destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista no município.

De acordo com o texto, é obrigatório que a clínica-escola disponha de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, nutricionistas e neuropediatras para o atendimento aos alunos.

Na justificativa, o parlamentar mostra pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e cita a estimativa de 2 milhões de autistas no Brasil. Além disso, o vereador aborda a dificuldade da inclusão de crianças especiais, e conversa com pais que possuem filhos autistas.

– A experiência que foi transmitida é que a sociedade não está preparada para lidar com crianças especiais. Muitos pais além de sofrerem com essa situação, não conseguem arrumar emprego por dedicarem todo o seu tempo a cuidar do filho com transtorno do espectro autista, o que causa mais dificuldade, engendrando uma vida apenas para sobreviver – disse Ítalo Otávio, que concluiu:

– Diante do problema surge uma alternativa. A clínica-escola pública para autistas, em Itaboraí-RJ é referência para o país, sendo a única instituição com recursos e um atendimento digno às pessoas. Minha proposta é seguirmos esse gratificante exemplo, construir clínicas-escolas no município de Boa Vista e ampararmos essas famílias boa-vistenses que necessitam de ajuda.

O Poder Executivo, junto à Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, dará diretrizes no que diz respeito à aplicação da lei, e as despesas com a execução correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas por convênios, se necessário.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.