Idelson Mendes propõe o Programa Saúde Itinerante em Rio Verde-GO

Vereador Idelson Mendes apresenta projeto de lei que solicita instituição do Programa Saúde Itinerante, em Rio Verde.

Idelson Mendes, vereador de Rio Verde-GO
Idelson Mendes, vereador de Rio Verde-GO (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Rio Verde, Goiás, Idelson Mendes (Patriota), apresentou o Projeto de Lei nº 15/2022, solicitando a instituição do Programa Saúde Itinerante no município.

O programa será executado e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com o texto, por meio de atendimentos itinerantes de saúde a serem realizados nas comunidades e regiões rurais do município onde não existe postos de saúde ou semelhantes.

Segundo o proposto, os atendimentos itinerantes de saúde, além dos exames clínicos, laboratoriais e procedimentos ambulatoriais, compreenderão ainda a orientação da população quanto a procedimentos e cuidados relacionados às especialidades e objetivos de cada um deles.

Inclusive, com material didático e expresso, poderá abranger a difusão de informações e orientações quanto a cuidados preventivos relacionados à saúde da mulher, do homem, da criança, do adolescente, dentre outros.

O parlamentar justifica que o programa é de extrema importância para Rio Verde, já que uma boa parte da população que reside na zona rural tem dificuldades em chegar muitas vezes à cidade e obter ajuda. Sendo assim, promover ações itinerantes desta natureza é essencial para garantir o direito à saúde a todos.

– É preciso tratar com seriedade, dignidade e carinho todas as pessoas que precisam de atendimento. Quando não for possível o paciente se deslocar, o programa levará o atendimento médico e toda a assistência possível aos moradores destes lugares mais distantes – disse Idelson Mendes.

De acordo com o projeto, para realizar os atendimentos itinerantes de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde poderá contar com apoio de diferentes órgãos municipais que atuem na área, bem como, através de trabalho voluntário de profissionais e firmar parcerias com instituições de ensino.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.