Humberto Costa lança projeto para tornar obrigatório o ensino do Espanhol no Brasil

Humberto Costa apresentou projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e obriga o ensino da língua espanhola no Brasil.

Humberto Costa
Humberto Costa (Foto: Roberto Stuckert Filho)

O senador Humberto Costa (PT), apresentou o Projeto de Lei n° 3059/2021, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da língua espanhola no território brasileiro.

De acordo com o proposto pelo petista, as modificações determinadas pelo Congresso Nacional, que passarão a vigorar em caso de aprovação, são as seguintes: no currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, serão ofertadas a língua inglesa e, de forma facultativa, a língua espanhola.

Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o
estudo da língua inglesa e da língua espanhola, e poderão ofertar
outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, de acordo com a
disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas
de ensino.

Na justificativa, o senador explica que a língua espanhola é uma das mais importantes na atualidade, a segunda mais falada no mundo, e precisa ter espaço garantido no currículo escolar brasileiro. O parlamentar chama a atenção pelo fato do Brasil ser o único país latino-americano a não ter o espanhol como língua materna.

– É nítida a importância do ensino de língua espanhola nos ensinos
fundamental e médio, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista profissional, os quais se convergem na formação do cidadão – diz o senador, que continua:

– Aprender a língua espanhola é fazer com que os alunos possam ter
contato não só com as estruturas linguísticas-estruturais de tal vernáculo, mas também ter acesso à cultura dos países que têm aquela como língua materna, elevando, assim, o nível de conhecimento de nossos estudantes – afirma Humberto Costa , que conclui:

– O objetivo deste projeto de lei é fazer com que os estudantes
brasileiros possam ter acesso à esta outra cultura, a qual é importante tanto para o desenvolvimento social de nossa nação, quanto para as relações com os parceiros comerciais brasileiros, membros ou não do Mercosul, uma vez que o espanhol é o segundo idioma de comunicação internacional, perdendo apenas para o inglês.

Após o processo legislativo, a lei entrará em vigor na data de sua publicação. Jornalista e médico, o pernambucano Humberto Costa é um dos tradicionais políticos do Partido dos Trabalhadores e já exerceu cargos de deputado estadual, federal, ministro da saúde, entre outras atividades políticas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.