Goretti Reis propõe criação do Dia da Dignidade Menstrual em Sergipe

Deputada Estadual, Goretti Reis apresenta projeto de lei que propõe instituição do Dia da Dignidade Menstrual, no Estado de Sergipe.

Goretti Reis
Goretti Reis

A Deputada Estadual Goretti Reis (PSD/SE), apresentou o Projeto de Lei n° 164/2021, que institui o Dia da Dignidade Menstrual, a ser celebrado no Estado de Sergipe, anualmente, no dia 28 de maio, dedicado a combater o preconceito e a precariedade menstrual.

De acordo com o texto, o dia instituído deve ser inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Além disso, por ocasião da celebração, o Poder Executivo pode promover ações com os objetivos que estão listados no projeto.

Na justificativa, a parlamentar explica que a finalidade do proposto é promover a atenção integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação, e combater a desinformação e o tabu sobre o assunto.

– Meninas e mulheres em todo o mundo não têm acesso a produtos de higiene básicos o que as levam a usarem materiais anti-higiênicos, como trapos, miolos de pão, aumentando o risco de infecções do trato reprodutivo e urinário – disse a deputada, que concluiu:

– Portanto, instituir um dia de para celebrar a Dignidade Menstrual é uma forma de alertar a população para a existência da pobreza menstrual caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até ao conhecimento para os cuidados envolvendo a própria menstruação que afeta meninas e mulheres que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade.

Existem milhões de meninas e mulheres que estão menstruadas, mas uma proporção substancial não tem o conhecimento e os meios para administrar sua saúde menstrual com segurança e dignidade, resultado da desigualdade de gênero, tabus culturais, pobreza, e falta de saneamento básico e higiene.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.