Goretti Reis propõe criação do Dia da Dignidade Menstrual em Sergipe

Deputada Estadual, Goretti Reis apresenta projeto de lei que propõe instituição do Dia da Dignidade Menstrual, no Estado de Sergipe.

Goretti Reis
Goretti Reis

A Deputada Estadual Goretti Reis (PSD/SE), apresentou o Projeto de Lei n° 164/2021, que institui o Dia da Dignidade Menstrual, a ser celebrado no Estado de Sergipe, anualmente, no dia 28 de maio, dedicado a combater o preconceito e a precariedade menstrual.

De acordo com o texto, o dia instituído deve ser inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Além disso, por ocasião da celebração, o Poder Executivo pode promover ações com os objetivos que estão listados no projeto.

Na justificativa, a parlamentar explica que a finalidade do proposto é promover a atenção integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação, e combater a desinformação e o tabu sobre o assunto.

– Meninas e mulheres em todo o mundo não têm acesso a produtos de higiene básicos o que as levam a usarem materiais anti-higiênicos, como trapos, miolos de pão, aumentando o risco de infecções do trato reprodutivo e urinário – disse a deputada, que concluiu:

– Portanto, instituir um dia de para celebrar a Dignidade Menstrual é uma forma de alertar a população para a existência da pobreza menstrual caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até ao conhecimento para os cuidados envolvendo a própria menstruação que afeta meninas e mulheres que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade.

Existem milhões de meninas e mulheres que estão menstruadas, mas uma proporção substancial não tem o conhecimento e os meios para administrar sua saúde menstrual com segurança e dignidade, resultado da desigualdade de gênero, tabus culturais, pobreza, e falta de saneamento básico e higiene.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Serginho, vereador de Cotia-SP
Serginho propõe meia-entrada para pessoas com deficiência nos eventos artístico-culturais e esportivos em Cotia-SP

Vereador Serginho apresenta projeto de lei que solicita benefício de meia-entrada para pessoas com deficiência nos eventos, em Cotia.

Deputado estadual Cláudio Meirelles
Cláudio Meirelles propõe gratuidade no transporte público para pacientes em tratamento ambulatorial em Goiás

Deputado Cláudio Meirelles apresenta projeto de lei que propõe gratuidade no transporte público para pacientes em tratamento, em Goiás.

Leda Perini, vereadora de Gurupi-TO
Leda Perini indica Programa de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis em Gurupi-TO

Vereadora Leda Perini apresenta indicação que institui o Programa de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis, em Gurupi.

Fátima Bezerra, governadora do RN
Fátima Bezerra propõe Programa A Vida Fala Mais Alto no Rio Grande do Norte

Governadora Fátima Bezerra apresenta projeto de lei que institui o programa A Vida Fala Mais Alto, no Rio Grande do Norte.

Deputado estadual Maurício Eskudlark
Maurício Eskudlark propõe disponibilização de intérpretes de Libras nas unidades de saúde de Santa Catarina

Deputado Maurício Eskudlark apresentou projeto que obriga as unidades de saúde a disponibilizarem intérprete de Libras, em Santa Catarina.