Faisal Karam propõe instituição do Programa Bombeiro na Escola no Rio Grande do Sul

Deputado Estadual, Faisal Karam propõe que seja instituído o Programa Bombeiro na Escola da Rede Estadual de Ensino no Rio Grande do Sul.

Faisal Karam
Faisal Karam (Foto: Joel Vargas)

O Deputado Estadual Faisal Karam (PSDB), apresentou o Projeto de Lei n° 396/2021, que institui o Programa Bombeiro na Escola da Rede Estadual de Ensino Público do Estado do Rio Grande do Sul, destinado aos alunos do ensino fundamental II, com aulas ministradas preferencialmente por profissionais do Corpo de Bombeiros do Estado.

Segundo o proposto, o programa tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre noções de primeiros socorros para a prevenção de acidentes domésticos e para a identificação de possíveis circunstâncias ameaçadoras à integridade física, ou que ocasionem risco à vida.

Na justificativa, o parlamentar explica que o programa será relevante, pois, contribuirá com informações necessárias, tais como, fazer uma ligação para o serviço de emergência. Essa simples ação poderia evitar as circunstâncias que ameaçam a vida de crianças e adolescentes.

– É de conhecimento público que os alunos da rede de ensino estadual do Rio Grande do Sul não possuem na grade curricular obrigatória noções básicas de primeiros socorros e acidentes domésticos. Dessa forma, essa ausência no currículo escolar impossibilita que as crianças saibam como lidar adequadamente com situações de perigo quando essas surgem – disse Faisal, que concluiu:

– Diariamente somos surpreendidos por noticiários acerca de terríveis acidentes domésticos que poderiam ser evitados com uma simples ligação para os serviços de emergências, os quais podem salvar vidas. Mas o conhecimento para identificar situações de risco, além de agir nessas circunstâncias que poderia evitar esses acontecimentos, não está incluso no currículo escolar.

O intuito do programa é promover no ambiente escolar um encontro juntamente com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, para que sejam ministrados exercícios, atividades educativas, tais como acionar serviços de emergências como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e o Resgate Corpo de Bombeiros.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Edervânia Malta, vereadora de Ribas do Rio Pardo-MS
Edervânia Malta propõe proibição de entrada de pessoas com animais e vestes inapropriadas nos comércios de Ribas do Rio Pardo-MS

Vereadora Edervânia Malta requer proibição de entrada de pessoas com vestes inapropriadas ou animais nos comércios em Ribas do Rio Pardo-MS.

Bruno Zancheta, vereador de São Carlos-SP
Bruno Zancheta indica instalação de equipamentos higiênicos na CEMEI Ruth Bloem Souto em São Carlos-SP

Vereador Bruno Zancheta apresenta indicação que solicita a instalação de equipamentos higiênicos na CEMEI Ruth Bloem Souto, em São Carlos.

Professor Gilmar, vereador de Piraquara-PR
Professor Gilmar requer o programa habitacional Condomínio do Idoso em Piraquara-PR

Vereador Professor Gilmar apresenta requerimento solicitando programa habitacional Condomínio do Idoso, em Piraquara.

Irmão Filho, vereador de Barreirinhas-MA
Irmão Filho indica construção de escola no Povoado Massangano III em Barreirinhas-MA

Vereador Irmão Filho apresenta indicação pela qual solicita construção de escola no Povoado Massangano III, em Barreirinhas.

André Henrique, vereador de Ouro Preto do Oeste-RO
André Henrique indica oficinas culturais para crianças e adolescentes nas escolas de Ouro Preto do Oeste-RO

Vereador André Henrique apresenta indicação que solicita oficinas culturais para crianças e adolescentes nas escolas, em Ouro Preto do Oeste.