Evandro Salermo Gã propõe ensino de educação financeira em Sapucaia do Sul-RS

Por indicação do vereador Evandro Salermo Gã, Sapucaia do Sul poderá ter ensino de noções de direito, cidadania e empreendedorismo.

Vereador Evandro Salermo Gã, de Sapucaia do Sul-RS
Vereador Evandro Salermo Gã, de Sapucaia do Sul-RS (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Evandro Salermo Gã (MDB/RS), apresentou no plenário da Câmara Municipal a Indicação nº 1041/2022, solicitando a implantação de ensino de noções de direito, cidadania e empreendedorismo a partir do 6º ano das escolas municipais, para fomentar a educação financeira.

Evandro destaca a relevância do tema educação financeira, que tem por objetivo orientar ao consumo consciente, proporcionar a administração correta dos recursos, ensinar a poupar, entre outros. Para ele, integrantes de quaisquer classe social podem alcançar o equilíbrio financeiro, investir, empreender, e evitar o endividamento, desde que tenham noções de gestão do próprio dinheiro.

– O tema da educação financeira tem se mostrado relevante na sociedade brasileira em seus âmbitos municipal, estadual e federal, à medida que as dificuldades financeiras da população vêm aumentando a cada década e gerando aumento do endividamento. Quando se ensina aos alunos a praticar o consumo consciente, a administrar seus recursos e a avaliar a importância da poupança, contribui-se para uma formação financeira mais ampla e equilibrada do munícipe de Sapucaia do Sul – argumenta o vereador, e prossegue:

– A conscientização que se busca ao ensinar crianças e adolescentes a consumir de forma consciente, a poupar recursos e a investir consiste em mostrar ao aluno de qualquer classe social que é possível alcançar uma situação financeira equilibrada e sólida, que lhe permita empreender, manter-se adimplente com o Município e fomentar o avanço financeiro de seu grupo familiar, dando-lhe dignidade social e financeira e tornando-lhe possível romper com a impossibilidade de ascensão econômico-financeira.

Evandro Salermo Gã cita também a necessidade de ensinar os alunos a administrarem melhor os seus recursos, a fim de evitar maiores consequências em face das alterações financeiras impostas às famílias pela pandemia de Covid-19.

– Neste contexto de pandemia e pós-pandemia, no qual a vida cotidiana do sapucaiense, em seu aspecto financeiro, sofreu várias alterações, entre elas a do próprio mercado econômico-financeiro, necessário se faz educar alunos, a partir do 6° ano do ensino fundamental, para que administrem seus recursos.

Após o devido trâmite legislatio, a indicação do vereador Evandro, se aprovada pelos demais colegas de legislativo, será encaminhada ao executivo municipal, que tem o poder para pôr em prática o ensino de educação financeira na rede pública de Sapucaia do Sul.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.