Erika Kokay propõe anistia às dívidas do FIES consolidadas até dezembro de 2021

Deputada Erika Kokay, apresentou projeto de lei que dispõe sobre anistia às dívidas do FIES, consolidadas até 31 de dezembro de 2021.

Deputada federal Erika Kokay
Deputada federal Erika Kokay

A deputada federal Erika Kokay (PT), apresentou o Projeto de Lei n° 4583/2021, que dispõe sobre a anistia de todas as obrigações de pagamentos vigentes até 31 de dezembro de 2021, do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), e do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES).

Segundo o proposto, as obrigações relacionadas são à amortização do saldo devedor dos contratos, aos juros incidentes sobre o financiamento, ao pagamento de parcelas oriundas de condições especiais de amortização ou alongamento excepcional de prazos da dívida, ao pagamento ao agente financeiro de multas por atraso durante qualquer etapa de vigência do contrato de financiamento, e outros encargos financeiros do financiamento.

A parlamentar justifica que o financiamento estudantil estabelecido pelo FIES foi uma notável política pública de promoção do acesso à educação superior, e um mecanismo essencial de democratização desse nível de ensino para parcelas significativas da população.

– A crise vivida nos últimos anos e, em especial, a decorrente da eclosão da pandemia de Covid-19, mudou completamente o cenário para os beneficiários do FIES e suas famílias. Houve retração da renda e crescente dificuldade em saldar os pagamentos das dívidas contraídas no âmbito do FIES – disse Erika, que concluiu:

– Por essa razão, o momento é de resgate desses beneficiários, para que não tenham suas trajetórias profissionais futuras ainda mais comprometidas e não sejam acossados por ter seu acesso ao crédito para outros fins barrado ou mesmo por processos judiciais decorrentes da impossibilidade de pagamento do financiamento estudantil.

Ainda na linha do proposto pela deputada, de acordo com números atualizados em 30 de setembro de 2021, as dívidas dos beneficiários FIES encontravam-se no patamar de R$ 123 bilhões, sendo essa a estimativa orçamentário-financeira para a execução da medida.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.