Eliene Soares propõe atendimento preferencial a transplantados em Parauapebas-PA

Vereadora Eliene Soares propõe atendimento preferencial para transplantados nos estabelecimentos comerciais, em Parauapebas.

Eliene Soares, vereadora de Parauapebas-PA
Eliene Soares, vereadora de Parauapebas-PA (Foto: Redes Sociais)

A vereadora da cidade de Parauapebas, Pará, Eliene Soares (MDB), apresentou o Projeto de Lei n° 189/2021, que assegura o atendimento preferencial nos estabelecimentos comerciais a pessoas que tenham sido submetidas a transplante de órgão ou tecido.

Segundo o proposto, o direito estará garantido ao transplantado mediante a apresentação obrigatória de carteira de identificação da situação de transplantado, ou documento equivalente, expedido pelo órgão competente.

A obrigatoriedade de disponibilizar o atendimento preferencial aos transplantados, onde o fluxo de pessoas exija a formação de filas, de acordo com o texto, abrange bancos, cooperativas de crédito, casas lotéricas, supermercados, hipermercados, bem como os demais estabelecimentos comerciais, e setores de atendimento administrativo em órgãos públicos situados no município.

Os estabelecimentos deverão manter em local visível placas de atendimento prioritário, especificando a prioridade, devendo nela constar o número desta pretensa lei e com os seguintes dizeres: Pessoas transplantadas têm atendimento preferencial.

A parlamentar usa como justificativa o fato de que pessoas transplantadas necessitam frequentemente de assistência médica periódica e fazem uso de vários medicamentos de forma contínua, entre os quais, os imunossupressores, cujo papel é o de prevenir a rejeição do novo órgão ou tecido, mas que, em contrapartida, apresentam riscos à saúde do paciente.

– Justamente pelo fato de tais medicamentos abafarem o sistema imunológico, as pessoas transplantadas ficam mais suscetíveis a infecções. O uso contínuo deles pode, inclusive, ter efeitos colaterais como hipertensão, toxidade renal, diarreia e diabetes – disse Eliene, que concluiu:

– Além disso, no caso de infecções, estas costumam ser mais graves quando comparadas à da população geral. Por isso, essas pessoas devem evitar ambientes fechados e com aglomeração, em especial nas épocas de surtos de gripes, pneumonias e outras doenças infectocontagiosas.

Ainda de acordo com o projeto, em caso de descumprimento, o infrator incorrerá nas seguintes penalidades: advertência por escrito, na primeira autuação; suspensão das atividades; e cassação do alvará de funcionamento.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.