Elias Diniz propõe o Projeto Descarte Certo em Pará de Minas-MG

Prefeito Elias Diniz apresenta projeto de lei que solicita implantação do Projeto Descarte Certo, em Pará de Minas.

Elias Diniz, prefeito de Pará de Minas-MG
Elias Diniz, prefeito de Pará de Minas-MG (Foto: Redes Sociais)

O Prefeito da cidade de Pará de Minas, Minas Gerais, Elias Diniz (PSD), apresentou o Projeto de Lei nº 12/2022, visando a implantação do Projeto Descarte Certo, que cria sistema de adoção de coletores de resíduos a serem instalados nos logradouros públicos do município.

Segundo o proposto, o objetivo principal é manter limpa a cidade, sendo que o município poderá utilizar dos meios legais pertinentes para a delegação de sua prestação a título precário, estabelecendo parcerias com entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas que demonstrem interesse e capacidade para seu desempenho, por conta e risco, em financiar a instalação e manutenção dos coletores de resíduos públicos.

O município, de acordo com o texto, através do órgão municipal competente, adotará as medidas necessárias para a regulamentação e padronização dos coletores de resíduos, bem como, o estudo e levantamento dos locais públicos permitidos para instalação das mesmas, dando ampla divulgação e conhecimento das especificações técnicas e locais de implantação das mesmas.

Na justificativa, o prefeito explica que a adoção desta medida tem o escopo de cooperação do particular no tocante à política de conservação e limpeza de Pará de Minas, sendo certo que a parceria firmada trará benefícios para o município e propaganda de qualidade para o setor privado.

– Sabe-se que diariamente nossa cidade produz toneladas de resíduos. Aliás, essa quantidade tem aumentado drasticamente com o passar do tempo, uma vez que a ascensão social de grande parcela da população promoveu e muito o consumo de produtos, bens e serviços e, consequentemente, gerou também um grande aumento na quantidade de resíduos urbanos produzidos.

Ainda nos termos do proposto por Elias Diniz, o projeto busca incentivar a adoção de coletores não somente nas ruas onde o movimento é maior, mas também, nas ruas dos bairros do município, fomentando o descarte seletivo e a cultura de destinar o lixo ao seu devido local, propiciando a manutenção de lixeiras bem conservadas custeadas pela iniciativa privada.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.