Elias da Construforte requer a instituição do ‘Dia do Batedor de Açaí’ em Parauapebas-PA; data é 25 de agosto

Vereador da cidade de Parauapebas, Elias da Construforte apresenta projeto de lei que institui o Dia do Batedor de Açaí.

Elias da Construforte

O vereador da cidade de Parauapebas-PA, Elias da Construforte (PSB), apresentou o Projeto de Lei n° 150/2021, que institui no calendário oficial do município o “Dia do Batedor de Açaí”, que será comemorado na data de 25 de agosto.

Conforme dispõe o texto, a lei considerará como batedor de açaí todo e qualquer profissional dedicado à atividade de extração do sumo da fruta do açaizeiro, cientificamente conhecido como Euterpe Oleracea.

Na justificativa, o parlamentar afirma que é necessário reconhecer a importância desse profissional, uma vez que ele é peça indispensável à produção do mais nobre alimento posto na mesa do paraense, e cuja profissão tem número superior a dez mil profissionais em exercício.

– Este profissional encontra-se no coração da cadeia produtiva do açaí, sendo considerada figura muito importante para o funcionamento do processo como um todo, uma vez que o estado do Pará responde por cerca de 90% da produção mundial da fruta, onde cerca de 60% da produção é consumida pelos paraenses e também por fazer parte da cultura gastronômica do estado do Pará e que vem tendo grande desenvolvimento produtivo em nosso município – disse o vereador, que concluiu:

– Dessa forma, nada mais justo reconhecer a relevância de uma profissão tão nobre, uma vez que são muitos os cuidados e dedicação que o batedor de açaí deve tomar para que o fruta não seja contaminada durante sua manipulação. Portanto, a proposição em tela tem como objetivo a dedicação ao batedor de açaí, um dia alusivo a sua profissão, a ser comemorado no dia 25 de agosto, de cada ano.

Parauapebas, conhecida por estar assentada na maior província mineral do planeta, fica a 700 quilômetros de distância da capital, e de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 213.576 habitantes.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.