Eduardo da Fonte propõe que cônjuge condenado por violência doméstica perda bens adquiridos durante o casamento

Deputado Federal, Eduardo da Fonte propõe a perda de bens do cônjuge ou companheiro condenado por violência doméstica contra mulher.

Eduardo da Fonte
Eduardo da Fonte

O Deputado Federal Eduardo da Fonte (PP/PE), apresentou o Projeto de Lei nº 4016/2021, que altera a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), para dispor sobre a perda de bens do cônjuge ou companheiro condenado por violência doméstica e familiar contra a mulher.

Segundo o proposto, perde o direito aos bens adquiridos pelo casal durante a vigência do matrimônio ou da união estável o cônjuge ou companheiro condenado por crime de violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente de a violência ter acontecido antes ou depois do início do processo de divórcio ou de dissolução de união estável.

Na justificativa, o parlamentar explica que muitas vezes as vítimas de violência doméstica e familiar são desestimuladas a controlar as finanças da casa ou mesmo são impedidas de participar das decisões de compra de produtos e serviços para o lar, além das situações em que a vida da vítima é controlada por alguém usando dinheiro ou bens materiais para tanto.

– Assim, para coibir, erradicar e punir a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, propomos que o cônjuge ou companheiro condenado por quaisquer crimes configurados por essa conduta perca o direito aos bens adquiridos na constância do casamento ou da união estável – disse o deputado, que concluiu:

– Incluímos nesta previsão também a violência praticada após o início de processo de divórcio ou dissolução da união estável, que infelizmente ocorre de forma rotineira nesses casos, chegando até ao feminicídio.

O projeto busca corrigir o cenário usual de mulheres que rompem seus relacionamentos abusivos e ficam desamparadas financeiramente, ou mesmo das mulheres que se mantêm em um contexto de violência por não terem meios de se sustentarem e de manterem a moradia.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Vereador Egidio Carvalho, de Uruguaiana-RS
Egidio Carvalho indica revitalização de praça no bairro União das Vilas em Uruguaiana-RS

Vereador Egidio Carvalho apresenta indicação que solicita revitalização da praça no bairro União das Vilas, em Uruguaiana.

Fernanda Gomes, vereadora de Teresina-PI
Fernanda Gomes propõe prioridade de atendimento para advogados em bancos e órgãos públicos em Teresina-PI

Vereadora Fernanda Gomes apresenta projeto que solicita prioridade de atendimento para advogados em bancos e órgãos públicos em Teresina.

Deputado estadual Dr. Jenilson
Dr. Jenilson propõe isenção de ICMS na conta de energia elétrica das igrejas e templos no Acre

Deputado Dr. Jenilson apresenta projeto de lei que isenta igrejas e templos da taxa de ICMS na fatura de energia elétrica, no Acre.

Deputado distrital Daniel Donizet
Daniel Donizet propõe o Projeto Cãoterapia nas escolas do Distrito Federal

Deputado Daniel Donizet apresenta projeto de lei que propõe o Cãoterapia nas escolas públicas e privados, no Distrito Federal.

Deputado estadual Rafael Favatto
Dr. Rafael Favatto propõe implantação obrigatória de microchips em cães e gatos domésticos no Espírito Santo

Deputado Dr. Rafael Favatto apresenta projeto de lei que obriga a implantação de microchips em cães e gatos domésticos, no Espírito Santo.