Dega do Altoé, Josias Machado, e Tião, indicam o Projeto Calçada Cidadã em Nova Venécia-ES

Os vereadores Dega do Altoe, Josias, e Tião, apresentaram indicação para implantação do Projeto Calçada Cidadã, em Nova Venécia.

Dega do Altoé, Josias Machado e Tião, vereadores de Nova Venécia-ES
Dega do Altoé, Josias Machado e Tião, vereadores de Nova Venécia-ES

Os vereadores da cidade de Nova Venécia, Espírito Santo, Dega do Altoé (PDT), Josias Machado (DC), e Tião (Solidariedade), apresentaram a Indicação n° 211/2021, pela qual solicitam a implantação do Projeto Calçada Cidadã, objetivando facilitar o acesso e deslocamento de deficientes, gestantes, idosos e crianças, dentre outros cidadãos do município.

Os parlamentares justificam que o projeto já foi implantado em vários municípios do território brasileiro, com características de padronização na instalação ou recuperação de calçadas, utilizando determinados materiais pré-estabelecidos, objetivando humanizar os passeios do município, e facilitar a acessibilidade para deficientes, gestantes, idosos e crianças, principalmente.

– Esse importante projeto para os nossos cidadãos prevê a padronização das calçadas visando à mobilidade com segurança pela cidade, a base de uma cidade são as pessoas, e todos devem respeitar a diversidade humana, buscando uma convivência melhor para o bem estar geral da população – argumentaram os vereadores, que concluíram:

– Desta forma, trata-se de um importante projeto para o município, já implantado em muitos outros, de forma bastante acolhedora, e que, principalmente, além dos benefícios que trará para muitas pessoas, moldará a estética e trará uma harmonia para o conjunto de passeios que perfaz contínuos percursos de nossas calçadas, utilizadas por um grande fluxo de pessoas diariamente.

Ainda na linha do proposto pelos parlamentares, o projeto, dentro do seu processo de padronização para construção das calçadas, inclui na construção ou recuperação a faixa de percurso seguro, ou seja, plana, sem degraus, sem obstáculos, e não escorregadia, e a faixa de serviço, na qual se concentra todo o mobiliário urbano, como árvores, postes, orelhões, etc…

Além disso, para a instalação da faixa de serviço, onde se concentra o mobiliário público, deve-se utilizar ou demarcar com piso podotátil, diferenciado, para identificar área não segura para caminhar, principalmente para os portadores de deficiência visual.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.