Charles Neves propõe atendimento de primeiros socorros em escolas e ambientes coletivos de Angra dos Reis-RJ
O parlamentar explica que as vítimas de acidentes, violência física, entre outros, padecem horas e horas à espera de atendimento.

O vereador Charles Neves, de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, apresentou o Projeto de Lei nº 43/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação em noções básicas de primeiros socorros a funcionários dos ensinos público e privado no município, bem como, de educação básica, recreação infantil e academias.
Conforme consta no projeto, os estabelecimentos deverão afixar em local visível, a certificação de que dispõe de pessoal capacitado para atendimento em primeiros socorros. Além disso, deve conter os nomes dos profissionais habilitados.
Na justificativa, o parlamentar explica que, muitas vezes, as vítimas de acidentes, violência contra a integridade física, entre outros, padecem horas e horas à espera de atendimento médico especializado.
– Muitas delas acabam não resistindo aos graves ferimentos, e simplesmente sucumbem por falta de alguma intervenção que lhes garanta o direito de continuar a viver – disse Charles Neves, que continuou:
– Por esta razão, o mais alarmante de toda esta situação é que muitos desses óbitos poderiam ser facilmente evitados caso as vítimas recebessem, em tempo hábil, o atendimento adequado que as técnicas mais simples dos primeiros socorros possibilitam.
O parlamentar afirma também que, com o treinamento, as escolas e a sociedade estarão mais tranquilas, e sempre haverá aquele para tomar as decisões corretas e tecnicamente acertadas, com rapidez e eficiência.