Charles Corrêa propõe isenção de Contribuição de Iluminação Pública para templos religiosos em Acará-PA

Vereador Charles Corrêa apresenta projeto que isenta da cobrança de Contribuição de Iluminação Pública os templos religiosos em Acará.

Charles Corrêa, vereador de Acará-PA
Charles Corrêa, vereador de Acará-PA

O vereador da cidade de Acará, Pará, Charles Corrêa (PSDB), apresentou o Projeto de Lei nº 017/2021, solicitando a isenção da Contribuição de Iluminação Pública (COSIP), para imóveis utilizados como templos religiosos no município.

Entende-se como templos de qualquer culto, segundo o proposto, os locais, fechados ou abertos, destinados ao culto e que exerçam quaisquer das diversas formas e manifestações de religiosidade, sendo obrigatoriamente abertos à presença fiéis.

Charles Corrêa justifica que o projeto é uma forma singela de retribuir e reconhecer o trabalho das entidades religiosas que atuam em áreas onde o Poder Público tem sempre uma presença muito discreta ou quase nenhuma, que é a área social.

– Entendemos que esse valor que será deixado de cobrar das igrejas e templos religiosos é muito pequeno em relação aos trabalhos desenvolvidos pelas as mesmas, no entanto é uma forma de retribuir esse trabalho – disse o parlamentar, que concluiu:

– Entendemos ainda que é louvável e digno porque criará mecanismo para facilitar o trabalho dessas instituições, o trabalho social, psicológico, espiritual e familiar por elas desenvolvidos, é uma grande arma para que tenhamos uma sociedade mais igualitária e justa.

De acordo com o texto, não serão aceitos pedidos de concessão de benefício para imóvel que estiver em nome de pessoa física, responsável ou não, pela administração do templo religioso. O benefício deverá ser requerido anualmente, tendo por validade o transcurso de doze meses, quando, ao final do prazo, o pedido deverá ser renovado, se for o caso.

Compete à Secretaria Municipal de Finanças de Acará (SEFIN), aprovar e efetuar o cadastramento dos imóveis isentos, cuja relação deverá ser encaminhada regularmente à concessionária de energia elétrica, para que esta suspenda a cobrança da COSIP.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
1 comentário
  • Responder

    Meus parabéns pela atitude seremos louvável por esse projeto que vossa pessoa está desenvolvendo no nosso município de Acará,na certeza estamos juntos conte conosco.

Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.