Carol Midori propõe criação de Farmácia Pet do Bem em Cabo Frio-RJ

Vereadora Carol Midori propõe criação de farmácia popular, intitulada como Farmácia Pet do Bem, em Cabo Frio.

Carol Midori, vereadora de Cabo Frio-RJ
Carol Midori, vereadora de Cabo Frio-RJ

A vereadora da cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro, Carol Midori (DC), apresentou o Projeto de Lei n° 0512/2021, que institui a criação de programa, controle, e fiscalização de farmácias veterinárias populares, intituladas Farmácia Pet do Bem, a ser executado pelo Poder Público Municipal.

Segundo o proposto, denomina-se Farmácia Pet do Bem o estabelecimento farmacêutico popular privado, de medicamentos para uso exclusivamente veterinário que, mediante convênio firmado com o município, comercializa diretamente ao consumidor na forma de varejo, medicamentos para uso veterinário, a preços subsidiados.

A parlamentar justifica que projeto visa sanar um grande problema de zoonose no meio urbano, que se tornou um problema de saúde pública municipal, em que famílias de baixa renda convivem e sofrem com determinadas doenças causadas e transmitidas por animais domésticos.

– Muitas das vezes, as famílias deixam de tratar seus animais pelo alto custo dos medicamentos veterinários, não podendo arcar com as despesas sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família – disse Carol, que concluiu:

– Em face disto, o presente projeto busca criar subsídios aos medicamentos de uso Veterinário, para que a população possa utilizá-lo e resguardar seus animais de estimação de doenças e epidemias, além de incrementar a agricultura nacional.

Entende-se por medicamentos de uso exclusivo veterinário, todos os preparados de fórmula de natureza química, farmacêutica, biológica ou mista, com propriedades definidas e destinados a prevenir, diagnosticar, cuidar e curar doenças dos animais, ou que possam contribuir para a manutenção da higiene animal.

Ainda de acordo com o projeto, a produção de medicamentos de uso veterinário, que façam parte do programa, é de estrita responsabilidade de laboratórios públicos e privados, devidamente credenciados e autorizados pela legislação brasileira e órgãos competentes.

A farmácia veterinária popular deverá atender as exigências e preencher requisitos definidos por legislação pertinente para o funcionamento da atividade, contando com um médico profissional veterinário responsável por seu registro, conforme consta no texto.

Para a perfeita consecução dos objetivos da lei que institui o Programa Farmácia Pet do Bem, o Poder Público Municipal poderá celebrar convênios e parcerias com instituições ou empresas públicas e privadas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado federal Altineu Côrtes
Altineu Côrtes propõe alteração da Lei do Serviço Militar para promover inserção de jovens no mercado de trabalho

Deputado Altineu Côrtes apresenta projeto de lei que altera a Lei do Serviço Militar para promover inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Niltinho de Beloca, vereador de Armação dos Búzios-RJ
Niltinho de Beloca indica revitalização da entrada da Praia da Foca em Armação dos Búzios-RJ

Vereador Niltinho de Beloca indica revitalização e escada com acessibilidade para cadeirantes na Praia da Foca em Armação dos Búzios.

Cezinha de Madureira
Cezinha de Madureira propõe adequação de regras de controle de acesso a loteamentos

Deputado Cezinha de Madureira apresenta projeto de lei que adequa as regras de controle de acesso de pedestres e veículos a loteamentos.

Clarice Longen, vereadora de Taió-SC
Clarice Longen requer placa informando todos os locais turísticos de Taió-SC

Vereadora Clarice Longen apresenta indicação que solicita colocação de placa indicando e relacionando todos os locais turísticos de Taió.

Pastor Reginaldo Pereira, vereador de Birigui-SP
Pastor Reginaldo Pereira propõe o Programa Mente Saudável em Birigui-SP

Vereador Pastor Reginaldo Pereira apresenta projeto de lei que propõe a criação do Programa Mente Saudável em Birigui.