Carlos Augusto propõe Programa Orla do Lazer em Rio das Ostras-RJ

Vereador Carlos Augusto apresenta projeto de lei que propõe criação do Programa Orla do Lazer, em Rio das Ostras.

Carlos Augusto, vereador de Rio das Ostras-RJ
Carlos Augusto, vereador de Rio das Ostras-RJ

O vereador da cidade de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Carlos Augusto (MDB), apresentou o Projeto de Lei n° 269/2021, que cria o programa Orla Do Lazer no perímetro urbano da Avenida Atlântica e da Avenida Costa Azul, desde a Lagoa do Iriry até a Praça da Baleia, consistente na interdição da via pública, de, no mínimo, 01 domingo de cada mês, para o exercício das atividades esportivas e recreativas ao ar livre pelos cidadãos.

Segundo o proposto, durante o funcionamento do programa Orla Do Lazer, será proibida a emissão de ruídos sonoros provenientes de aparelhos de som instalados em veículos automotores estacionados, popularmente conhecidos como paredões do som.

O fechamento e interdição do tráfego de veículos será realizado com cavaletes e avisos nos quais constará ostensivamente a expressão Orla Do Lazer, com o respectivo horário do programa e outras informações pertinentes que o Poder Executivo entender necessárias, de acordo com o texto.

Na justificativa, o parlamentar afirma se tratar da garantia de um espaço adequado à prática esportiva em um ambiente democrático, pois as atividades físicas e esportivas são diversificadas e têm como objetivo a participação das famílias como incentivadores do convívio social, e sua principal característica é garantir a livre escolha aos participantes.

– Praticar esporte e brincar. Muitas vezes inexiste o limite de onde começa um e termina o outro. Garantir à família o acesso ao esporte é também uma forma de garantir convivência familiar e estímulo dos familiares para práticas esportivas na infância e na juventude. E, ainda, a prática esportiva propicia uma interação social divertida, o nascimento de novas amizades, a descoberta de semelhanças e diferenças e o acolhimento de interesses individuais e coletivos – disse Carlos, que concluiu:

– Sendo certo que a Orla de Lazer se tornará uma oportunidade de diversão entre pais e filhos, vizinhos e conhecidos, bem como o comércio local se beneficiará ao mesmo tempo pelo aumento do fluxo de pessoas, tanto moradores da região quanto turistas.

As parcerias e os convênios, segundo o projeto, terão como principal objetivo o desenvolvimento das atividades socioculturais, lúdico-recreativas, como jogos, brincadeiras, gincanas, atividades, oficinas de artesanato, apresentações teatrais e contação de histórias, e atividades lúdico esportivas, como futebol, vôlei, basquetebol e demais modalidades que se adaptem ao espaço em questão.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Gordinho da Pax, vereador de Porto Murtinho-MS
Gordinho da Pax requer ônibus escolar e construção de ponto para alunos de Matadouro em Porto Murtinho-MS

Vereador Gordinho da Pax indica entrada de ônibus no Matadouro para buscar alunos, e construção de um ponto de ônibus em Porto Murtinho.

Deputado federal Altineu Côrtes
Altineu Côrtes propõe alteração da Lei do Serviço Militar para promover inserção de jovens no mercado de trabalho

Deputado Altineu Côrtes apresenta projeto de lei que altera a Lei do Serviço Militar para promover inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Niltinho de Beloca, vereador de Armação dos Búzios-RJ
Niltinho de Beloca indica revitalização da entrada da Praia da Foca em Armação dos Búzios-RJ

Vereador Niltinho de Beloca indica revitalização e escada com acessibilidade para cadeirantes na Praia da Foca em Armação dos Búzios.

Cezinha de Madureira
Cezinha de Madureira propõe adequação de regras de controle de acesso a loteamentos

Deputado Cezinha de Madureira apresenta projeto de lei que adequa as regras de controle de acesso de pedestres e veículos a loteamentos.

Clarice Longen, vereadora de Taió-SC
Clarice Longen requer placa informando todos os locais turísticos de Taió-SC

Vereadora Clarice Longen apresenta indicação que solicita colocação de placa indicando e relacionando todos os locais turísticos de Taió.