Carlos Augusto propõe Programa Orla do Lazer em Rio das Ostras-RJ

Vereador Carlos Augusto apresenta projeto de lei que propõe criação do Programa Orla do Lazer, em Rio das Ostras.

Carlos Augusto, vereador de Rio das Ostras-RJ
Carlos Augusto, vereador de Rio das Ostras-RJ

O vereador da cidade de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Carlos Augusto (MDB), apresentou o Projeto de Lei n° 269/2021, que cria o programa Orla Do Lazer no perímetro urbano da Avenida Atlântica e da Avenida Costa Azul, desde a Lagoa do Iriry até a Praça da Baleia, consistente na interdição da via pública, de, no mínimo, 01 domingo de cada mês, para o exercício das atividades esportivas e recreativas ao ar livre pelos cidadãos.

Segundo o proposto, durante o funcionamento do programa Orla Do Lazer, será proibida a emissão de ruídos sonoros provenientes de aparelhos de som instalados em veículos automotores estacionados, popularmente conhecidos como paredões do som.

O fechamento e interdição do tráfego de veículos será realizado com cavaletes e avisos nos quais constará ostensivamente a expressão Orla Do Lazer, com o respectivo horário do programa e outras informações pertinentes que o Poder Executivo entender necessárias, de acordo com o texto.

Na justificativa, o parlamentar afirma se tratar da garantia de um espaço adequado à prática esportiva em um ambiente democrático, pois as atividades físicas e esportivas são diversificadas e têm como objetivo a participação das famílias como incentivadores do convívio social, e sua principal característica é garantir a livre escolha aos participantes.

– Praticar esporte e brincar. Muitas vezes inexiste o limite de onde começa um e termina o outro. Garantir à família o acesso ao esporte é também uma forma de garantir convivência familiar e estímulo dos familiares para práticas esportivas na infância e na juventude. E, ainda, a prática esportiva propicia uma interação social divertida, o nascimento de novas amizades, a descoberta de semelhanças e diferenças e o acolhimento de interesses individuais e coletivos – disse Carlos, que concluiu:

– Sendo certo que a Orla de Lazer se tornará uma oportunidade de diversão entre pais e filhos, vizinhos e conhecidos, bem como o comércio local se beneficiará ao mesmo tempo pelo aumento do fluxo de pessoas, tanto moradores da região quanto turistas.

As parcerias e os convênios, segundo o projeto, terão como principal objetivo o desenvolvimento das atividades socioculturais, lúdico-recreativas, como jogos, brincadeiras, gincanas, atividades, oficinas de artesanato, apresentações teatrais e contação de histórias, e atividades lúdico esportivas, como futebol, vôlei, basquetebol e demais modalidades que se adaptem ao espaço em questão.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.