Capitão Carpê Andrade propõe Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Capacitismo em Manaus-AM

Vereador de Manaus, Capitão Carpê apresenta projeto que propõe Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Capacitismo.

Capitão Carpê Andrade
Capitão Carpê Andrade

O vereador da cidade de Manaus, Amazonas, Capitão Carpê Andrade (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei n° 657/2021, pelo qual solicita a instituição da Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Capacitismo, a ser realizada nos estabelecimentos da rede municipal de ensino.

O capacitismo caracteriza-se na discriminação em razão da deficiência, seja pela distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, acreditando que a deficiência é empecilho determinante para independência.

Segundo o proposto, os objetivos da campanha são inserir a temática na comunidade escolar formando munícipes mais conscientes com as questões do próximo, provocar nas pessoas a reflexão de que inúmeras situações constrangedoras e discriminatórias vividas por pessoas com deficiência podem ser evitadas com a divulgação e debate amplo.

O projeto também visa ensinar, conscientizar, capacitar e informar educadores, alunos e demais profissionais no combate ao preconceito e à discriminação contra a pessoa com deficiência, e promover seminários, palestras, reuniões, fóruns e debates relativos ao combate ao capacitismo.

O parlamentar justifica que a crença do capacitismo é alimentada toda vez que se limita a crer que a deficiência é um empecilho determinante para a independência, realização de tarefas cotidianas, inserção no mercado de trabalho, formação de uma família, entre outros.

– Este comportamento contraria o princípio da equidade e resulta em atos de discriminação, opressão ou abuso da pessoa com deficiência. Outra face do capacitismo, contrária e igualmente incômoda, é a definição de PcDs (Pessoas com deficiência) como inferiores ou heróis, dois extremos que desprezam as qualidades e competências individuais – disse Capitão Carpê, que concluiu:

– As deficiências não precisam ser superadas, o que é precisa ser superado e vencido são as barreiras, falta de acessibilidade, que impedem o cidadão de exercer autonomia na sociedade. Muitas vezes a falta de conhecimento pode gerar atos discriminatórios contra a PcD, isso faz com que as pessoas tenham comportamentos capacitistas sem perceber.

Considera-se pessoa com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas, conforme consta no texto.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.