Cabo Bebeto propõe da Política Estadual de Educação, Prevenção e Combate ao Câncer de Mama Masculino em Alagoas

Deputado Cabo Bebeto requer Política Estadual de Educação, Prevenção e Combate ao Câncer de Mama Masculino em Alagoas.

Deputado estadual Cabo Bebeto
Deputado estadual Cabo Bebeto

O deputado estadual Cabo Bebeto (PTC), apresentou o Projeto de Lei nº 802/2022, solicitando instituição da Política Estadual de Educação, Prevenção e Combate ao Câncer de Mama Masculino, em Alagoas.

A política são todas as ações, programas, processos e mecanismos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem e disseminam o conhecimento sobre o câncer de mama masculino, suas formas de prevenção e combate, voltadas para o reconhecimento da importância da promoção de políticas públicas que valorizem a atuação conjunta entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, na luta pela prevenção e combate ao problema.

O parlamentar justifica que o câncer de mama é uma doença que acomete principalmente mulheres, mas também pode afetar homens. Dos casos de câncer de mama, 1% é acomete os homes. Para cada 100 mulheres diagnosticadas, há 1 homem com o mesmo diagnóstico.

– Normalmente, ele aparece em homens mais velhos, acima de 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário – disse o Cabo Bebeto, que concluiu:

– Por se tratar de uma doença mais rara, não existe rastreamento de câncer de mama, a não ser que chegue ao médico com alguma queixa na mama. Portanto, o mais importante é que cada homem preste atenção ao seu corpo.

De acordo com o texto, a política instituída pela pretensa lei, envolve em sua esfera de ação, além das entidades da sociedade civil organizada, os membros do Poder Legislativo podendo, inclusive, dela participar os órgãos da administração pública direta e indireta, fundações e autarquias voltadas para a educação e saúde e ainda, a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Saúde.

Ainda nos termos do proposto por Cabo Bebeto, ao primeiro sinal de um caroço na mama, ou inchaço próximo do mamilo, ou secreção pelo mamilo, é bom agendar a consulta médica. O aumento da mama no homem, ou mesmo o caroço, pode ser só uma ginecomastia, o que é mais comum, que significa um aumento totalmente benigno da glândula mamária, sem risco para câncer de mama.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.