Breno Garibalde propõe inclusão de barracas de produtos hortifrutigranjeiros orgânicos nas feiras livres de Aracaju-SE

Vereador Breno Garibalde propõe espaços nas feiras livres de Aracaju para inclusão de barracas com produtos hortifrutigranjeiros orgânicos.

Breno Garibalde, vereador de Aracaju-SE
Breno Garibalde, vereador de Aracaju-SE (Foto: Gilton Rosas)

O vereador da cidade de Aracaju, Sergipe, Breno Garibalde (DEM), apresentou o Projeto de Lei n° 292/2021, que dispõe sobre a inclusão de barracas de produtos hortifrutigranjeiros orgânicos nas feiras livres, com espaço reservado exclusivamente para os produtores do referido ramo.

Segundo o proposto, a implantação, organização e a disposição dos feirantes de produtos orgânicos nas feiras livres caberá ao órgão responsável pela gestão das feiras no município, podendo firmar parcerias com associações de agricultores, bem como com outros órgãos e grupos de trabalho.

O parlamentar justifica que em todo o mundo e também no Brasil é crescente a demanda por uma alimentação saudável, que consiste no consumo de alimentos diversificados, nutritivos, e com a garantia de que não estejam contaminados por substâncias prejudiciais à saúde. Ele explica sobre a produção dos orgânicos.

– A produção sustentável e natural destes itens é um modo verdadeiramente respeitoso de cultivar e comercializar alimentos saudáveis, assegurando, assim, a integridade do meio ambiente, bem como da população que nele habita – disse Breno, que concluiu:

– O produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos, fertilizantes químicos e aditivos. Eles provêm de sistemas baseados em processos naturais que não agridem e mantêm a vida do solo intacta.

A implantação de espaço para produtores orgânicos nas feiras livres, de acordo com o projeto, visa promover a soberania da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável, e estimular e fomentar o consumo de produtos orgânicos, isentos de contaminantes.

Além disso, visa estimular o empreendedorismo e o cooperativismo com vistas ao crescimento na produção de alimentos orgânicos, conscientizar a população a respeito dos benefícios de uma alimentação saudável, e fortalecer os agricultores, visando a conservação de bens naturais.

Entende-se por produtos orgânicos aqueles livres de agrotóxicos e outros produtos químicos sintéticos, seja adubo, fertilizante, pesticida ou defensivos agrícolas, conforme consta no texto.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.