Auxílio-Inclusão: saiba quem tem direito e como solicitar

O Auxílio-Inclusão é uma forma de incentivo a pessoas acima de 65 anos, e deficientes, a ingressarem no mercado de trabalho.

Auxílio-Inclusão é um incentivo ao ingresso no mercado de trabalho
Auxílio-Inclusão é um incentivo ao ingresso no mercado de trabalho

O Governo Federal criou o Auxílio-Inclusão no valor de R$ 606,00, que é pago a todos os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ingressarem no mercado de trabalho. O Auxílio-Inclusão serve como forma de estimular as pessoas a procurarem um emprego, sem perder o benefício.

O Auxílio-Inclusão não poderá ser cumulativo com outros benefícios, como aposentadoria, pensões por incapacidade que tenham o pagamento efetuado por qualquer regime de previdência social, e o seguro-desemprego. O valor sempre será equivalente à metade do salário mínimo e o beneficiário o receberá enquanto mantiver os requisitos necessários.

Quem recebe o Auxílio-Inclusão?

As pessoas habilitadas a solicitar o benefício são as recebem ou receberam o BPC nos últimos cinco anos e possuam carteira assinada com remuneração de até dois salários mínimos. É necessário ter o CPF regularizado, estar com a inscrição no CadÚnico atualizada, contribuir para o INSS, ou recolher para o RPPS, e atender aos critérios referentes à renda familiar exigida para acesso ao benefício.

A solicitação para o recebimento do Auxílio-Inclusão está disponível desde outubro de 2021 e poderá ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS, e pela central de atendimento no número 135, ou em algum dos postos de atendimento. O procedimento de solicitação poderá levar até 30 dias e o solicitante poderá acompanhar o pedido no aplicativo do instituto.

O BPC é direcionadoaidosos acima de 65 anos e pessoas com alguma deficiência, o mesmo ficará suspenso e será substituído pelo Auxílio-Inclusão no caso do ingresso do beneficiário no mercado de trabalho. Porém, se a pessoa perder o emprego, poderá solicitar a reativação do Benefício de Prestação Continuada.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.