Auxílio Brasil pode ter 13° em 2022

Projeto de lei do senador Alexandre Silveira aguarda aprovação para definição do pagamento de 13º aos beneficiário do Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal
Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal

O senador Alexandre Silveira (PSD), apresentou o Projeto de Lei nº 625/2022, solicitando o pagamento de 13º salário para os beneficiários do programa Auxílio Brasil. A proposta, que aguarda votação, solicita o pagamento em duas parcelas, sendo 50% em junho e 50% no mês de dezembro.

Em 2019, quando o programa era o Bolsa Família, o governo efetuava o pagamento do 13º salário, quando o abono foi aprovado através da Medida Provisória nº 898/2019. Caso seja aprovado para o novo programa, o benefício ajudaria a combater a pobreza nas famílias de baixa renda.

O parlamentar justificou que o 13º ajudará a combater a pobreza e a pobreza extrema, representando um ganho no seu valor anual de quase 10%, diminuindo a privação das famílias. Ademais, ajudará a viabilizar o pagamento das despesas das famílias brasileiras nesse momento de elevada inflação.

– É fundamental ter em mente também que boa parte das famílias beneficiárias do Auxílio Brasil são famílias com crianças. O Auxílio sempre teve como norte justamente as crianças: afinal, há benefícios extra para alunos com excelente desempenho acadêmico ou esportivo, sem contar o valor suplementar para crianças na primeira infância e para o custeio de creches – afirmou Alexandre Silveira.

O projeto será votado no Senado Federal, e caso seja aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados, e deverá receber a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Enquanto isso, o pagamento do Auxílio Brasil já tem calendário para pagamento no mês de abril, seguindo como base o Número de Identificação Social (NIS).

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.