Auxílio Brasil pode ter 13° em 2022

Projeto de lei do senador Alexandre Silveira aguarda aprovação para definição do pagamento de 13º aos beneficiário do Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal
Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal

O senador Alexandre Silveira (PSD), apresentou o Projeto de Lei nº 625/2022, solicitando o pagamento de 13º salário para os beneficiários do programa Auxílio Brasil. A proposta, que aguarda votação, solicita o pagamento em duas parcelas, sendo 50% em junho e 50% no mês de dezembro.

Em 2019, quando o programa era o Bolsa Família, o governo efetuava o pagamento do 13º salário, quando o abono foi aprovado através da Medida Provisória nº 898/2019. Caso seja aprovado para o novo programa, o benefício ajudaria a combater a pobreza nas famílias de baixa renda.

O parlamentar justificou que o 13º ajudará a combater a pobreza e a pobreza extrema, representando um ganho no seu valor anual de quase 10%, diminuindo a privação das famílias. Ademais, ajudará a viabilizar o pagamento das despesas das famílias brasileiras nesse momento de elevada inflação.

– É fundamental ter em mente também que boa parte das famílias beneficiárias do Auxílio Brasil são famílias com crianças. O Auxílio sempre teve como norte justamente as crianças: afinal, há benefícios extra para alunos com excelente desempenho acadêmico ou esportivo, sem contar o valor suplementar para crianças na primeira infância e para o custeio de creches – afirmou Alexandre Silveira.

O projeto será votado no Senado Federal, e caso seja aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados, e deverá receber a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Enquanto isso, o pagamento do Auxílio Brasil já tem calendário para pagamento no mês de abril, seguindo como base o Número de Identificação Social (NIS).

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.