Auxílio Brasil pode ter 13° em 2022
Projeto de lei do senador Alexandre Silveira aguarda aprovação para definição do pagamento de 13º aos beneficiário do Auxílio Brasil.

O senador Alexandre Silveira (PSD), apresentou o Projeto de Lei nº 625/2022, solicitando o pagamento de 13º salário para os beneficiários do programa Auxílio Brasil. A proposta, que aguarda votação, solicita o pagamento em duas parcelas, sendo 50% em junho e 50% no mês de dezembro.
Em 2019, quando o programa era o Bolsa Família, o governo efetuava o pagamento do 13º salário, quando o abono foi aprovado através da Medida Provisória nº 898/2019. Caso seja aprovado para o novo programa, o benefício ajudaria a combater a pobreza nas famílias de baixa renda.
O parlamentar justificou que o 13º ajudará a combater a pobreza e a pobreza extrema, representando um ganho no seu valor anual de quase 10%, diminuindo a privação das famílias. Ademais, ajudará a viabilizar o pagamento das despesas das famílias brasileiras nesse momento de elevada inflação.
– É fundamental ter em mente também que boa parte das famílias beneficiárias do Auxílio Brasil são famílias com crianças. O Auxílio sempre teve como norte justamente as crianças: afinal, há benefícios extra para alunos com excelente desempenho acadêmico ou esportivo, sem contar o valor suplementar para crianças na primeira infância e para o custeio de creches – afirmou Alexandre Silveira.
O projeto será votado no Senado Federal, e caso seja aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados, e deverá receber a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Enquanto isso, o pagamento do Auxílio Brasil já tem calendário para pagamento no mês de abril, seguindo como base o Número de Identificação Social (NIS).