Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho (Foto: Redes Sociais)

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o Projeto de Lei nº 573/2019, de autoria do deputado estadual Amilton Filho, que Instui o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro, com objetivo de dar apoio e identificar provas periciais que caracterizem os danos, estabelecendo nexo causal com o crime praticado.

Conforme consta no texto, o Programa será implantado nas Delegacias de Polícia, inclusive nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, DEAM, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente DPCA, e Instituto Médico Legal, IML, em ação conjunta com os Centros Integrados de Atendimento à Mulher, CIAM’s, e com os Centros Especializado de Atendimento à Mulher no Estado de Goiás.

O Programa visa, ainda, a identificação de provas que caracterizem o estupro, fortalecendo combate à impunidade e subsidiando o processo criminal com laudo técnico. A equipe será constituída por peritos do quadro do funcionamento público com capacitação técnica para o necessário estabelecimento do nexo de causalidade.

Amilton Filho cita a dificuldade para comprovação da materialidade do fato nas denúncias de estupro, ressaltando que o crime geralmente é praticado nos lares e carecem de provas testemunhais. O projeto também tem intenções preventivas, na medida em que busca levantar dados reais sobre a violência contra a mulher em Goiás.

– A grande maioria dos casos de estupro ocorridos no lar e com continuidade, e em especial por estranhos, apresenta dificuldades na produção de provas. Geralmente não há testemunhas, e muitas vezes a única prova existente é a palavra da vítima. Nestes casos, as possibilidades de condenação são cada vez menores, e deveriam ser consideradas todos os aspectos que constituem a execução do fato criminoso” oque toma o fato ainda mais complexo na sua compreensão – disse o deputado, que prosseguiu:

– Esse Projeto de Lei visa criar mais um instrumento de acúmulo de provas, incluindo aí os Laudos Técnicos Periciais, para que sejam anexados ao processo judicial. É fundamental que os trâmites legais sejam feitos, para que possamos ter um panorama cada vez mais real da situação da violência contra mulher no Estado e, a partir disso, estruturar ações necessárias de prevenção e adequar os serviços de saúde para responder a essa demanda.

Por fim, Amilton Filho ressalta o alto número de arquivamentos e absolvições de acusados de estupro, demonstrando que o fato de a vítima declarar ter sido violentada não tem sido considerado para a condenação. Para ele, embora a justiça tenha que se precaver contra a condenação de um inocente, é também muito importante que a prática jurídica não cometa injustiça com as vítimas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Jaqueline Silva, deputada distrital
Jaqueline Silva requer agência do ‘Na Hora’ para a Santa Maria-DF

A região administrativa de Santa Maria, Distrito Federal, poderá receber agência do “Na Hora, por indicação da deputada Jaqueline Silva.