Altineu Côrtes propõe alteração da Lei do Serviço Militar para promover inserção de jovens no mercado de trabalho

Deputado Altineu Côrtes apresenta projeto de lei que altera a Lei do Serviço Militar para promover inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Deputado federal Altineu Côrtes
Deputado federal Altineu Côrtes

O deputado federal Altineu Côrtes (PL), apresentou o Projeto de Lei nº 669/2022, através do qual solicita alteração da Lei do Serviço Militar, para promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

O parlamentar justifica que, atualmente, um dos fatores que dificultam o primeiro emprego é a iminência da obrigatoriedade de prestação do serviço militar pelo jovem que está atingindo a maioridade e, portanto, demandando o acesso ao mercado de trabalho.

– Outra dificuldade é que, ao prestar o serviço militar inicial, o jovem nem sempre aprende algum ofício que possa exercer na vida civil. O mais comum é ser cooptado pelo crime organizado, dado seu conhecimento acerca de armas, explosivos e táticas militares – disse Altineu Côrtes, que concluiu:

– É preciso aliar, portanto, ao serviço militar, a preparação do jovem para o mercado de trabalho, uma vez que o critério de universalidade da convocação nem sempre atinge aqueles que já estejam cursando uma faculdade, por exemplo.

Ainda nos termos do proposto por Altineu Côrtes, outra dificuldade ocorre porque a Lei do Serviço Militar garante ao convocado seu retorno ao emprego. Essa garantia, se por um lado visa proteger o egresso do serviço militar, por outro, dificulta a vida profissional dos que são isentos ou têm a incorporação adiada ou dela são dispensados.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.