Aline Pereira propõe o Programa de Sustentabilidade Ambiental na Educação em Tanguá-RJ

Vereadora Aline Pereira apresenta projeto de lei para criação do Programa de Sustentabilidade Ambiental na Educação, em Tanguá.

Aline Pereira, vereadora de Tanguá-RJ
Aline Pereira, vereadora de Tanguá-RJ

A vereadora da cidade de Tanguá, Rio de Janeiro, Aline Pereira (PP), apresentou o Projeto de Lei n° 1368/2021, que institui na rede pública municipal de ensino o Programa de Sustentabilidade Ambiental na Educação.

Segundo o proposto, o programa consiste em organizar nas escolas municipais um conjunto de atividades com o objetivo de implementar a educação ambiental na rede pública municipal e conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas ambientais da cidade, e em especial, da região do entorno de cada unidade escolar e no seu interior.

As atividades desempenhadas, de acordo com o texto, serão para solucionar os seguintes problemas: áreas verdes na escola e na região, utilização racional dos recursos naturais, saneamento básico, e descarte adequado de resíduos.

Além disso, p projeto visa proporcionar proteção do solo e das águas, da fauna e da flora, ações relacionadas à reciclagem do lixo, proteção e recuperação de rios e lagoas, avaliar as ações ambientais propostas pelos movimentos em defesa do meio ambiente, entre outros problemas ambientais.

A parlamentar justifica citando a degradação do meio ambiente, que afeta diretamente a população e avança nas cidades por falta de ações de sustentabilidade, reciclagem, formas alternativas e de substituição de produtos e insumos. Para ela, a situação pode e deve ser trabalhada nas escolas como forma de preservação para as futuras gerações.

– É importante que nossas escolas, tenham ações voltadas para discussão e reflexão dos problemas do nosso dia a dia relacionados ao meio ambiente e que impactam diretamente a qualidade de vida dos nossos munícipes. Por estas razões faz-se necessário que nossas escolas se integrem nesta luta de conscientização e de ações que busquem a preservação do meio ambiente através do conhecimento acadêmico.

O Poder Executivo incentivará as escolas da rede pública municipal a organizarem o Programa de Sustentabilidade Ambiental, garantindo as condições necessárias à realização dos projetos elaborados, conforme consta no texto. Ademais, buscará realizar constantemente palestras, oficinas, eventos, ações e outras atividades voltadas para a defesa do meio ambiente nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.