Aline Pereira propõe o Programa de Sustentabilidade Ambiental na Educação em Tanguá-RJ

Vereadora Aline Pereira apresenta projeto de lei para criação do Programa de Sustentabilidade Ambiental na Educação, em Tanguá.

Aline Pereira, vereadora de Tanguá-RJ
Aline Pereira, vereadora de Tanguá-RJ

A vereadora da cidade de Tanguá, Rio de Janeiro, Aline Pereira (PP), apresentou o Projeto de Lei n° 1368/2021, que institui na rede pública municipal de ensino o Programa de Sustentabilidade Ambiental na Educação.

Segundo o proposto, o programa consiste em organizar nas escolas municipais um conjunto de atividades com o objetivo de implementar a educação ambiental na rede pública municipal e conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas ambientais da cidade, e em especial, da região do entorno de cada unidade escolar e no seu interior.

As atividades desempenhadas, de acordo com o texto, serão para solucionar os seguintes problemas: áreas verdes na escola e na região, utilização racional dos recursos naturais, saneamento básico, e descarte adequado de resíduos.

Além disso, p projeto visa proporcionar proteção do solo e das águas, da fauna e da flora, ações relacionadas à reciclagem do lixo, proteção e recuperação de rios e lagoas, avaliar as ações ambientais propostas pelos movimentos em defesa do meio ambiente, entre outros problemas ambientais.

A parlamentar justifica citando a degradação do meio ambiente, que afeta diretamente a população e avança nas cidades por falta de ações de sustentabilidade, reciclagem, formas alternativas e de substituição de produtos e insumos. Para ela, a situação pode e deve ser trabalhada nas escolas como forma de preservação para as futuras gerações.

– É importante que nossas escolas, tenham ações voltadas para discussão e reflexão dos problemas do nosso dia a dia relacionados ao meio ambiente e que impactam diretamente a qualidade de vida dos nossos munícipes. Por estas razões faz-se necessário que nossas escolas se integrem nesta luta de conscientização e de ações que busquem a preservação do meio ambiente através do conhecimento acadêmico.

O Poder Executivo incentivará as escolas da rede pública municipal a organizarem o Programa de Sustentabilidade Ambiental, garantindo as condições necessárias à realização dos projetos elaborados, conforme consta no texto. Ademais, buscará realizar constantemente palestras, oficinas, eventos, ações e outras atividades voltadas para a defesa do meio ambiente nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado federal Ricardo Izar
Ricardo Izar propõe isenção de IPI de sorvetes e gelados comestíveis

Deputado Ricardo Izar apresenta projeto de lei que isenta sorvetes e gelados comestíveis do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Gordinho da Pax, vereador de Porto Murtinho-MS
Gordinho da Pax requer ônibus escolar e construção de ponto para alunos de Matadouro em Porto Murtinho-MS

Vereador Gordinho da Pax indica entrada de ônibus no Matadouro para buscar alunos, e construção de um ponto de ônibus em Porto Murtinho.

Deputado federal Altineu Côrtes
Altineu Côrtes propõe alteração da Lei do Serviço Militar para promover inserção de jovens no mercado de trabalho

Deputado Altineu Côrtes apresenta projeto de lei que altera a Lei do Serviço Militar para promover inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Niltinho de Beloca, vereador de Armação dos Búzios-RJ
Niltinho de Beloca indica revitalização da entrada da Praia da Foca em Armação dos Búzios-RJ

Vereador Niltinho de Beloca indica revitalização e escada com acessibilidade para cadeirantes na Praia da Foca em Armação dos Búzios.

Cezinha de Madureira
Cezinha de Madureira propõe adequação de regras de controle de acesso a loteamentos

Deputado Cezinha de Madureira apresenta projeto de lei que adequa as regras de controle de acesso de pedestres e veículos a loteamentos.