Adnan El Sayed propõe inclusão da disciplina Iniciação de Softwares e Robótica nas escolas de Foz do Iguaçu-PR

O vereador Adnan El Sayed propôs a inclusão da disciplina Iniciação de Softwares e Robótica nas escolas, em Foz do Iguaçu.

Adnan El Sayed, vereador de Foz do Iguaçu-PR
Adnan El Sayed, vereador de Foz do Iguaçu-PR (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Adnan El Sayed (PSD), apresentou o Projeto de Lei n° 192/2021, que institui a disciplina de Iniciação de Softwares e Robótica como atividade extracurricular das Escolas Municipais de Ensino Fundamental no município.

Segundo o proposto, as escolas ministrarão como atividade extracurricular aulas de Iniciação de Softwares e Robótica, em horário a ser determinado, que não contará como carga letiva mínima, sendo ministrada no contraturno escolar.

A disciplina tem como objetivos, de acordo com o texto, a interdisciplinaridade do aprendizado, promover a integração de conceitos de diversas áreas, tais como organização de projetos, arquitetura, integração de sistemas e planejamento, com as ciências, com matemática, história, geografia e física geral, especialmente eletricidade, mecânica e eletrônica.

Além disso, motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno, estimular a criatividade no desenvolvimento de conceitos e projetos, assim como, no aproveitamento e destinação dos materiais, e desenvolver o raciocínio e a lógica do aluno.

Na justificativa, o parlamentar explica que com um mundo cada vez mais tecnológico, aprender robótica na infância tem se mostrado uma excelente ferramenta de educação para as crianças. A prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo dos pequenos.

– Ajuda a promover a abertura de um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho no futuro. Assim, pode se dizer que o aprendizado de robótica e softwares na infância pode trazer inúmeros benefícios para os pequenos – disse Adnan, que concluiu:

– Com a robótica e com os softwares, as crianças se divertem, enquanto mergulham no mundo da tecnologia e da criatividade. Tudo isso por meio de aulas instigantes e interativas. Nos cursos, a criação de jogos, softwares e aplicativos acontece de um jeito especial, envolvendo ainda mais os pequenos e trazendo inúmeros benefícios para as crianças.

Os conteúdos presentes na disciplina deverão ser ministrados por profissionais das áreas pertinentes, preferencialmente utilizando pessoal do próprio quadro da Administração Municipal, ou por meio de parcerias com instituições de ensino superior, através de seus projetos de extensão, conforme consta no texto.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.